Doenças

Causas e Sintomas de Tendinite – Conheça os remédios e como aliviar a dor

A tendinite é uma doença que pode acontecer por diversos motivos entre eles, a repetição de movimentos, doenças relacionadas à auto imunidade e até por causa da fibrose. Ocorrendo na maioria das vezes nos ombros, joelhos, tornozelos e cotovelos, a dor nas articulações é o sintoma mais comum da tendinite que também pode ser sentida nos pulsos. Como o próprio nome diz, essa é uma doença que tem como característica principal, a inflamação dos tendões.

tendinite

Sintomas da Tendinite

  • Dores intensas e fortes na região
  • Vermelhidão
  • Febre
  • Fraqueza
  • Dor de cabeça

Ao sentir dores nas articulações, é necessário procurar um médico a fim de tratar a causa e evitar que problemas maiores ocorram.

O que causa?

Quando falamos de tendinite, a primeira pergunta que fazemos é: Quais são as causas? É simples. Movimentos repetitivos, principalmente se há esforço nas repetições, é o principal motivo que desencadeia a doença. O que explica essa afirmação, é o fato de os tendões não serem tão resistentes quanto os ossos, isso quer dizer que mesmo havendo elasticidade, os tendões se lesionam e consequentemente inflamam caracterizando a tendinite. Mas não pense que esta é a única causa, outros fatores contribuem para que a doença apareça:

causas-da-tendinite

  • Alongamentos – o excesso de alongamento dos músculos pode resultar em lesões.
  • Exercícios físicos – vamos deixar claro uma coisa: Os exercícios físicos podem causar tendinite, mas isso só acontece se eles forem feitos de maneira incorreta, sem o acompanhamento adequado, porque você corre o risco de estirar os músculos.
  • Má postura – A má postura provoca uma série de problemas, dentre eles a tendinite. Isso acontece porque estando o corpo mal posicionado, o espaço dos tendões fica limitado, induzindo-os a trabalharem de forma inadequada e consequentemente, ao longo dos anos a inflamação vai surgir.
  • Estresse – Nosso corpo reage de acordo com as nossas emoções. É comum, sentir dores musculares pós momentos de tensão, é normal a contração dos músculos em momentos de chateações. Nessas contrações, os tendões ficam sobrecarregados e por aguentarem tanta pressão, acabam entrando no processo de inflamação.
  • Idade – Pessoas idosas tendem a desenvolver a tendinite com mais facilidade por causa da circulação sanguínea diminuída, o que torna a irrigação dos tendões menos favorecida.
  • Movimento repetitivo – Com a repetição de movimentos, é possível criar um desgaste que resulta em dores e inflamações. Exemplo de movimentos repetitivos, é o uso de computadores, máquinas operacionais, o trabalho de campo com o uso de enxadas é também movimento de repetição.

Tratamentos

tratamento-para-tendinitePor se tratar de inflamação, o tratamento para a tendinite é feito em apenas alguns dias, podendo serem feitas compressas de água quente para melhorar a circulação no local.

O uso de anti-inflamatórios é também muito comum para este tipo de tratamento. Eles ajudarão a aliviar a dor. Os medicamentos mais utilizados neste caso são: Ibuprofeno, Profenid, Naproxeno e Cetofenid, contudo, não é aconselhável o uso dos mesmos por vontade própria. Deve obter orientação médica.

Alguns casos necessitam as terapias fisioterápicas, massagens e acupuntura. Incluir esses procedimentos ao tratamento, ajuda a evitar a reincidência.

A importância do tratamento da tendinite, consiste em evitar a ruptura dos tendões. Nos casos mais sérios onde isso chega a acontecer, o paciente corre o risco de perder os movimentos dos membros envolvidos.

Quanto tempo é gasto para curar-se da tendinite?

Seguir o tratamento corretamente é extremamente importante para agilizar o processo de cura. Tomando os medicamentos conforme prescrito e fazendo as compressas de duas a três vezes ao dia, é possível curar-se em uma semana.

Fazer o repouso da parte lesionada faz parte do tratamento, e é um fator de extrema importância para a evolução e melhora da tendinite.

Como prevenir?

sintomas-de-tendiniteMelhor que remediar, é se prevenir. Pessoas que tendem a desenvolver a tendinite, fazendo atividades de repetição ou exercícios excessivamente, devem estar atentas aos meios de prevenir para que as lesões não ocorram.

Se você não sabe como prevenir a tendinite, acompanhe algumas regrinhas bem simples:

  • Manter a boa postura sempre, principalmente pessoas mais idosas, onde o risco é maior;
  • Alimentação saudável para manter forte o sistema imunológico.
  • Atividades físicas com acompanhamento adequado, preferencialmente exercícios leves;
  • Alongamentos bem feitos e sem excesso;

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.