Remedios Para

Como remover o tártaro dos dentes naturalmente


tártaro-nos-dentes

O Melhor remédio para prevenir o tártaro ainda é a boa higienização correta dos dentes todos os dias, mas no artigo de hoje, você também vai conhecer os melhores tratamentos naturais e o Remédio para tirar tártaro dos dentes.

O limão e o bicarbonato são ingredientes que juntos esfoliam os dentes retirando as micropartículas acumuladas nos dentes, os chamados tártaros. Vale lembrar que por mais que você trate em casa e utilize produtos naturais, a consulta com um dentista não é substituída e deve ser feita pelo menos a cada 6 meses. Por outro lado, o uso de alguns produto naturais podem danificar os dentes, deixando-os mais porosos e propícios ao aparecimento de novas placas.

Ter os dentes amarelos pode ser resultado de  muitos fatores. O tártaro, por exemplo, é o acúmulo de alimentos e resíduos no “limite” entre as gengivas e a parte de trás das peças dentárias que são ásperas. Você sabia que você pode combater o acúmulo de tártaro se consumir determinados alimentos? É o caso de algumas frutas e legumes, como a maçã, morango e tomate. Também evitará o sangramento da gengiva. Se este é um assunto que te diz respeito, neste artigo você descobrirá como eliminar o tártaro de forma natural.

O que saber sobre o tártaro

placa-bacterianaEssas manchas ou crostas que se acumulam atrás dos dentes são formadas por alimentos e sais minerais da saliva. A superfície áspera das peças se tornam o habitat perfeito para essas partículas e resíduos. Desta forma se repete um ciclo de formação e acúmulo de tártaro.

É fácil notar a presença do tártaro nos dentes, já que é de cor amarela e de aspecto áspero ao toque. É bom saber que, além de um problema estético, o tártaro interage com certos alimentos e desprende-se de um ácido e ainda produz cáries. O consumo de café, refrigerantes assim como fumar ou ingerir álcool causam manchas nos dentes e promovem o aparecimento de tártaro. O mesmo acontece quando não nos escovamos os dentes como deveríamos. Um terceiro motivo é a predisposição genética.

remoção-de-tártarosDica importante: Nunca tente remover o tártaro de seus dentes, utilizando materiais pontiagudos, isso pode ferir a sua genviva e provocar graves infecções. Faça a destartarização uma vez por ano, ou de acorso com o recomendado pelo seu dentista.

Remédios caseiros para o tártaro dos dentes

A técnica mais eficaz para eliminar o tártaro é fazer uma visita ao dentista para fazer uma limpeza profunda dos dentes. Se não há excesso de acumulação ou devemos esperar até a consulta com o profissional, podemos aproveitar os benefícios de certos remédios caseiros:

Bicarbonato de sódio

bicarbonato-de-sódioMuitas pessoas o usam como creme dental natural e trata-se de uma receita caseira antiga para manter os dentes limpos e brancos. Se você nunca tentou, aconselhamos que o misture com água, já que pode ter um sabor bastante desagradável. O Bicarbonato clareia os dentes e é um dos ingredientes naturais mais utilizados para a limpeza bucal.

Veja nas receitas abaixo, como usar bicarbonatode sodio nos dentes:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (10 g)
  • 1 colher de chá de sal (5 g)
  • Um pouco de água morna

Preparação

Em um recipiente coloque o bicarbonato e o sal. Molhe a escova de dentes com água morna. Molhe as cerdas na mistura de bicarbonato e sal. Escove os dentes como você faz todos os dias, mas prestando mais atenção às áreas com tártaro. Repita, ao menos, 2 vezes ao dia (manhã e noite).

Outra receita também utilizando o bicarbonato é:

  • 1 colher (sopa) de bicarbonato;
  • suco de 1 limão;
  • 1 Copo de água filtrada

Após misturar bem os ingredientes, coloque a mistura na boca e deixe por alguns minutos. Você pode fazer leves bochechos. Jogue fora e escove os dentes normalmente. Este procedimento pode ser feito no máximo 2 vezes por semana.

Limão para tratar o tártaro

limão´para-retirar-o-tártaroO limão é outro dos branqueadores dentais por excelência. Tome cuidado, contudo em seu uso, fazendo o mesmo durante a noite, porque o contato com o sol pode causar manchas. O ácido do limão pode prejudicar ou enfraquecer as coroas dentárias; portanto, você deverá utilizar esta receita como máximo uma vez por semana.

Ingredientes

O suco de ½ limão

½ Xícara de água morna (125 ml)

Preparação

Aqueça a água e esprema o limão. Coloque a água e o suco em um copo ou caneca e faça buchechos antes de dormir. Lave com um pouco de água morna para que não se fique com o sabor ácido na boca.

 Água oxigenada

agua-oxigenada-para-tártaroEm terceiro lugar, temos um elemento que não pode faltar em nenhuma casa, e que serve para clarear os dentes e remover o tártaro. Você pode usar este remédio caseiro até três vezes por semana, sempre enxágüe, após a escovação normal.

Ingredientes

¼ De xícara de água morna (62 ml)

2 colheres de sopa de água oxigenada (20 ml)

Preparação

Coloque água morna em um copo e adicione a água oxigenada. Remova bem e lave a boca fazendo buchechos durante 1 minuto. Jogue fora a água e enxague a boca com água limpa. Para fazer a limpeza e clarear os dentes, água oxigenada é uma excelente opção.

Sementes de sésamo

gergelimO gergelim é ideal para desprender a sujeira acumulada dos dentes. E, além disso, é uma técnica muito simples! Só precisa de um punhado de sementes de gergelim, as quais você deve mastigar durante dois minutos. Depois, use a escova seca e passe em todos os dentes. Para terminar, enxágue com uma boa quantidade de água.

Use a salsinha

Esta erva aromática que é usada em centenas de pratos tem a capacidade de desprender o tártaro que se acumula nos dentes.

Ingredientes

1 punhado de folhas de salsa (20 g)

1 colher de sopa de água (10 ml)

Preparação

Lave e pique bem as folhas de salsa, misture com a água até formar uma pasta. Passe sobre os dentes e deixe atuar  por alguns minutos. Enxágue com bastante água morna.

Frutas para eliminar o tártaro dos dentes

morango-para-tratar-os-dentesAlgumas frutas têm a capacidade para branquear os nossos dentes e remover o tártaro instalado há muito tempo. Para que este método seja funcional, você deve consumi-las cruas e mordê-lass (não cortar com uma faca).

A maçã, o melão e o morango são três alternativas perfeitas para ter as gengivas saudáveis, evitar o acúmulo de alimentos e prevenir a hemorragia que aparece com a escovação. A primeira você deve comê-la com casca. É um limpador excelente (principalmente após as refeições).

Como eliminar tártaro dos dentes com morangos? Veja como é simples:

Ingredientes

2 morangos

Preparação : Corte os morangos em fatias. Esfregue-o sobre os dentes durante 7 minutos, sem esquecer a parte de trás. Enxágue com água morna. Repita este procedimento todos os dias antes de dormir. Por outro lado, os tomates atuam de forma semelhante aos morangos. Corte-os em fatias e passe os dedos sobre os dentes. Deixe passar 5 minutos antes de consumir qualquer alimento.

Outra receita interessante consiste em esfregar a parte interna da casca de algumas frutas: laranja e banana para ser mais preciso. Faça o uso desses produtos naturais, e se encarregue de ter dentes brancos, saudáveis e livre dos tártaros.

Até aqui você pôde ver  como eliminar o tartaro dos dentes através de métodos simples, utilizando apenas o que temos em casa. Ainda viu as vantagens de algumas frutas e teve acesso à informações  de como a água oxigenada clareia os dentes. 

Como clarear os dentes, mantê-los saudáveis é ainda mais importante e isso somente é possível através de uma boa higienização. 

Como fazer a higienização correta dos dentes

pasta-de-dentesPara prevenir tártaros, cáries, mau hálito e as placas bacterianas nos dentes, nada mais imprtante que uma boa escovação diária. A escovação deve ser feita após as principais refeições, ou seja, pelo menos duas vezes ao dia. 

Antes de dormir é extremamente importante fazer a escovação bem feita porque durante a noite é quando as bactérias se acumulam na boca.

Como escovar os dentes corretamente? Primeiro você deve fazer uso de uma boa pasta de dentes com flúor. A escovação deve ser feita desde o nascimento dos primeiros dentes, se estendendo por toda vida.

escovação-corretaA escova de dentes pode ser normal ou elétrica. Passe-a escova entre a gengiva e os dentes fazendo movimentos circulares. Faça em seguida, movimentos de verticais, horizontais. Cada movimento deve ser feito por aproximadamente 10 vezes, em todas as partes dos dentes, incluindo a parte interna. Finalize a escovação fazendo o movimento vai e vem.

Para que a escovação seja ainda mais completa, você deve também escovar a língua, para isto passe a escova de traz para frente. Faça isso algumas vezes.

Depois de cuspir o excesso de pasta de dentes, enxague a boca com o enxaguante bucal, bochechando por 30 segundos. O enxaguante bucal irá desinfetar a boca e eliminar o mau hálito.

1 cm de pasta de dentes é o suficiente para fazer a sua higienização bucal. No caso de crianças, há opções de pastas de dentes infantis que surtirão o efeiro esperado. Lembrando que a boa higienização dos dentes previne os sérios problemas dentários e bucais e deve se iniciar já na infância, quando surgem os primeiros dentes na boca. E não esqueça de usar o fio dental.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.