Suplementos

Creatina – Para que serve e seus efeitos colaterais

Olá! Este é um texto especial para você conhecer um pouco mais sobre a creatina, os seus benefícios e efeitos colaterais desta suplementação que foi descoberta depois de muitos estudos.

O que é creatina e para que serve são alguns dos tópicos que serão abordados aqui. também falaremos dos efeitos colaterais, indicações, contraindicações, onde encontrar e demais finalidades da creatina natural.

Conhecida por seus recursos ergogênicos nutricionais, o aminoácido se tornou um dos mais utilizados nas últimas décadas , melhorando o desempenho físico e rendimento esportivos de atletas e frequentadores de academias. Tudo isto porque a creatina facilita a reciclagem da adenosina de trifosfato

A creatina é uma substância composta pelos aminoácidos metionina, arginina e glicina. O nosso organismo é capaz de sintetizar a naturalmente esta substância que também pode ser encontrada em alimentos como peixes, carnes vermelhas e através de suplementos alimentares. A maior característica da creatina é proporcionar o ganho de massa muscular, oferecendo mais energia ao corpo.

creatina

Pessoas adeptas a exercícios e treinos de musculação costumam consumir a creatina por causa do seu grande potencial de queima da gordura corporal, oferecendo disposição ao invés de cansaço. Atletas e praticantes de atividades para ganho de massa muscular, normalmente optam pelo consumo da suplementação de creatina.

Para que serve a Creatina?

A creatina funciona no corpo como um energético capaz de prosuzir energia rapidamente. Como resultado dessa melhora, o desempenho físico da pessoa passa a ser mais positivo principalmente de esta pessoa faz atividades de alta intensidade.

a retenção hídrica é também algo para que serve a creatina. Explico! Este é um aminoácido osmótico ativo, ou seja, que atrai água para dentro das células. Este acúmulo de água é uma forma de o organismo manter uma reserva de energia, o que ajuda a garantir melhores resultados, os músculos passam a suportar maiores pressões e peso. Suportando exercícios mais intensos, o ganho de massa muscular é inevitável.

Indicações de consumo:

Nossos rins e fígado são capazes de sintetizar a creatina, isso faz com que ela não seja considerada como um nutriente essencial. A creatina é variável devido aos fatores que influenciam em sua síntese endógena. Esse processo facilita a formação de adenosina trifosfato, que contribui na contração e formação dos músculos. Esse nutriente é também responsável por outras funções em nosso organismo.

A principal indicação do uso da creatina é para pessoas que praticam atividesenvolvimento-dos-musculosdades físicas, principalmente para aqueles que praticam atividades que exigem muito esforço físico. Nas modalidades abaixo, é indicado o uso desse suplemento:

  • Levantamento de peso
  • Musculação
  • Jiujitsu
  • Muay thai
  • Futebol

É comprovado cientificamente que o uso de creatina ajuda no melhor desempenho em modalidades de curta duração, de alta intensidade e com intervalos curtos para recuperação. Pessoas vegetarianas e idosas também podem fazer o uso da suplementação de creatina.

Contra indicações

Algumas pessoas não devem fazer o uso de creatina:

  • Grávidas
  • Lactantes
  • Pessoas que estão fazendo o uso de diuréticos
  • Não é permitido o uso pediátrico
  • Pessoas que possuam alergias aos componentes da fórmula
  • Pessoas com quadros de desidratação
  • Pessoas com problemas renais

Como funciona e quais são as vantagens do uso

Além de saber para que serve creatina, é importante tmabém conhecer os benefícios oferecidos por ela. Ao ganhar massa muscular magra, na balança você pode ganhar peso. Isto não significa necessariamente que a creatina engorda, mas que ao consumi-la, você deve manter em dia as suas rotinas de atividades físicas, além de manter uma dieta equilibrada e balanceada.

Você deve estar se perguntando, como afinal funciona a creatina no organismo não é mesmo? A verdade é que essa substancia começou a ser usada nos últimos anos como meio de melhorar o desempenho metabólico e o desempenho físico de atletas.

exercícios-físicos-intensos

A creatina age diretamente nas células que estão nas proximidades dos músculos, promovendo o crescimento delas. As células musculares, também conhecidas como células satélites. Elas são responsáveis por promoverem o maior ou o menor número de fibras. Ao aumentar o número de células satélites, a creatina potencializa o resultado dos treinos físicos.

A creatina será sintetizada no restante do organismo através da corrente sanguínea. Dessa maneira agirá produzindo energia corporal.

Em pesquisas realizadas, ficou comprovada a eficácia da creatina em pessoas que possuem atrofia giratória da retina e coroide.

Alguns outros benefícios devem ser citados, contudo, ainda é estudada a confirmação dessas afirmações. Acredita-se até então que a Creatina serve para que o ganho de massa muscular e resistencia do corpo, sejam mais eficientes. Esta suplementação é também eficiente para:

  • Prevenir e tratar o mal de Alzheimer;
  • Prevenir e tratar o mal de Parkinson;
  • Prevenir a doença de Huntington;
  • Preservar a massa muscular em pessoas idosas
  • Melhorar a resistencia corporal durante atividades intensas;
  • Recuperação mais rápida de inflamações musculares que podem acontecer após os treinos;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Manutenção dos ossos;
  • Ressistencia muscular e hidratação das células.
  • Proteger as células cerebrais dos radicais livres;
  • Influenciar na quantidade do hormônio responsável pelo crescimento dos músculos.

A suplementação correta – Como fazer?

suplementação-corretaEm pesquisas realizadas, o ideal é aumentar as reservas de creatina nos músculos nos três primeiros dias em até 0,03g por kg. Essa é considerada a maneira correta.

O consumo diário pode variar, contudo entre 3 e 5 gramas por dia. A Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva (International Society of Sports Nutrition) é quem chegou a esses resultados, através de estudos e pesquisas. Para ela o consumo da Creatina pura, ou monoidratada, como também é conhecida, é o melhor tipo de creatina, e é o tipo mais eficaz e confiável. A creatina monidratada é a mais recomendada para uso.

Efeitos colaterais

De maneira geral, não relatos de efeitos colaterais graves, originados do uso do Suplemento de creatina, contudo não se pode descartar a possibilidade  do surgimento de cãimbras, ainda que seja raro.

Para não ter nenhum problema é importante seguir corretamente a forma de uso e de preferênicia com o acompanhamento de um nutricionista, que dará a você todas as instruções de como tomar creatina.

Fazer o uso de suplementos alimentares, exige alguns cuidados e atenção. As dosagens devem ser corretas. Ao iniciar a suplementação com creatina, você logo notará mudanças físicas em seu corpo, e uma coisa que poucos conhecem é a eficácia da creatina sobre a inteligência, a prevenção ao envelhecimento precoce e o fortalecimento dos ossos. Mas apesar de seus benefícios, alguns efeitos colaterais podem fazer aparecer:

  • suplemento-alimentarA retenção de líquidos;
  • Problemas como disfunção renal;
  • Alterações no funcionamento do fígado
  • Náuseas
  • Diarreias
  • Problemas cardíacos
  • Dores estomacais
  • Baixa da glicose
  • Alteração da pressão arterial (hipertensão)

É claro que maior parte das pessoas não apresentam os sintomas de efeitos colaterais. O excesso diário no consumo do suplemento é que se incumbirá de desencadear os sintomas acima prescritos.

Deve-se estar atento as dosagens de creatina uma vez que o excesso pode causar a disfunção renal e toxinas no fígado. Ainda estão em estudos os mitos e verdades sobre o uso da creatina inclusive o uso desse suplemento para treinos físicos. Até então a creatina é o suplemento mais indicado e dado como seguro para quem pratica esportes e exercícios de musculação.

A sociedade Internacional de Nutrição, entende que a creatina deve estar associada a treinos e não oferece riscos, por isso ela afirma que:

  • Seria ideal que atletas mais jovens fizessem a troca dos esteroides pela creatina;
  • A creatina pura ou monoidratada é a melhor e mais eficaz para auxiliar no aumento da massa muscular magra durante treinos;
  • A suplementação de creatina previne lesões, trata e previne algumas doenças e condições e sobretudo, não é ilegal.
  • A creatina é o melhor e mais indicado suplemento para melhorar o desempenho físico.

Vale reforçar, que todos os benefícios do uso da creatina, somente são reais se a suplementação é feita da maneira correta, e preferencialmente deve ser iniciada com o auxílio de um profissional.

Quando não se indica o uso de Creatina

A creatina é um suplemento natural não acompanhado de contraindicações e nem de efeitos colaterais comprovados, contudo, recomenda-se o uso apenas por pessoas que estejam com a saúde em dia.

Há alguns casos específicos, onde o uso também não é recomendado, que é o caso de gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de medicamentos controlados. Estes casos e pessoas idosas devem consultar um médico antes de se submeter ao uso da suplementação.

O uso da creatina é também contraindicado para pessoas com doenças renais, diabéticos, hepáticos e mulheres que planejam engravidar.

Creatina para que serve? Para melhorar o desempenho durante atividades intensas, auxiliando no ganho de massa muscular magra, o que reforça a importancia de um acompanhamento profissional, principalmente se você se encaixa em algum dos perfis citados.

Outras informações sobre a Creatina

Exame de creatina para que serve? O exame de creatina é um exame realizado para avaliar o funcionamento dos rins. Uma parte de creatina produzida não é excretada na urina e  se concentra no sangue. Quando os níveis de creatina no sangue estão muito altos, significa que o funcionamento dos renal necessita atenção.

Onde encontrar? O Suplemento de creatina pode ser encontrado facilmente em cadas de produtos do tipo. Lojas fitness, academias e em algumas casas de preodutos naturais. Se você tem preferencia por um fabricante, a compra direta do fornecedor além de melhor preço tem garantia de qualidade. Alguns sites também disponibilizam este tipo de produto.

Creatina emagrece? Usada corretamente e associada a uma dieta balanceada mais atividades físicas regulares, pode-se afirmar que a creatina emagrece, mas como qualquer suplemento, ela não age sozinha e depende da dedicação e também da reação do organismo de cada pessoa.

Creatina engorda? Na verdade pode acontecer esta impressão nos primeiros dias de uso da suplementação, já que as células estarão mais hidratadas, contudo, o aumento da massa muscular magra é o que ficará mais evidente.

Quando tomar a Creatina? Em que horário é melhor? A creatina é encontrada em formatos diferentes: Pó, gel, barras, gomas de mascar, líquidos e tabletes e se dugere o consumo junto a alimentos que sejam fonte de carboidratos e que tenham maior teor glicêmico, já que o carboidrato aumentará a liberação de insulina que transportará a creatina às celulas musculares. O melhor horário para tomar a creatina é após o treino. O profissional que acompanha o seu treinamento poderá mudar esta rotina para tomar antes do treinamento, caso haja necessidade, visando que cada pessoa pode ter uma reação diferente.

Tipos de creatina

A creatina monoidratada é o tipo mais antigo e estudado por mais tempo. Ela causa a retenção de água pelas células e necessita de açúcares para que seja absorvida. Embora a creatina monoidratada seja o tipo mais comum e conhecido, há outros tipos do suplemento no mercado:

  • Creatina Micronizada – Esta é uma versão da suplementação de creatina, encontrada com partículas até 20 vezes menor. A justificativa é que quanto menores são as partículas, mais rápida é a absorção pelo corpo. supõe-se que é mais eficiente que a Creatina monoidratada, contudo o custo benefício será maior.
  • Citrato de Creatina – Esta é a própria Creatina monoidratada contendo ácido cítrico, o que aumenta a produção de energia dos músculos. Trata-se de creatina em pó que se toma diluída em água. Todavia não há comprovação de que seja mais eficiente que a creatina monoidratada.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.