Dicas de Beleza

Desodorante ou antitranspirante. Qual é a diferença?

desodorante-ou-antitranspiranteOlá! Ele é um item que nunca está fora das nossas coisas, faz parte do nosso dia-a-dia e dificilmente iremos encontrar alguém que não seja adepto ao uso do desodorante. Sejam eles em cremes, sprays, aerosol, roll-on, stick, com e sem álcool, com e sem fragrância, então opção é o que não falta para que cada pessoa encontre o seu produto e tenha um dia inteiro livre do suor que provoca odores desagradáveis.

A finalidade do desodorante

odor-das-axilasDevido aos ácidos carboxílicos contidos no suor, que como sabemos é produzido pelas glândulas sudoríparas. Este, em contato com determinadas bactérias, na região das axilas, ocasionará o indesejado mal cheiro, ao qual nos referimos popularmente como cecê. Para mulheres principalmente, que sempre usam outros produtos no corpo, como cremes e perfumes, o ideal é que o desodorante seja o mais discreto, possível, evitando a mistura de muitas fragrâncias.

Desodorante ou antitranspirante. Qual o melhor? Entenda a diferença

desodorante-comumO que é desodorante e o que é antitranspirante você vai entender agora. O antitranspirante nada mais é que o desodorante podendo assim ser considerado, já que exerce a função muito bem, porém acrescido de outras vantagens. Por conter sais de alumínio em sua composição, ele consegue diminuir o fluxo de suor, agindo assim no combate a umidade dessa região. Sua duração é maior, o que o faz mais eficiente enquanto o desodorante comum agira apenas no controle do odor, mas o suor continuará presente.

Conheça os tipos de desodorantes:

  • tipos-de-desodoranteAerosol – Prático para quem quer um desodorante de secagem rápida. Ideal para quem não disponibiliza de tempo para aguardar a secagem.
  • SprayMelhor custo benefício, porém pode provocar ardência na hora da aplicação, principalmente após o uso de lâminas para depilação.
  • Roll-on – Boa opção para quem quer usar desodorantes em cremes, que além de combater o odor, age na hidratação da pele. A desvantagem deste, é o tempo que demora para secar. Ah! Pode manchar as roupas.
  • Stick – Secagem rápida, mas devido os resíduos que deixa na pele, as roupas podem ficar manchadas.
  • Creme – Passa-se com os dedos, também funciona como hidratante e possui rápida absorção.

Todos os tipos de desodorantes acima citados, inclusive os antitranspirantes, são encontrados em versões com ou sem perfume. Alguns são acrescidos de extratos como Aloe vera, camomila entre outros que são calmantes para a pele. Ainda existem os que têm ação clareadora, possibilitando-nos clarear a pele que fica escurecida por motivos diversos, tais como a própria depilação.

Desodorante aerosol faz mal?

uso-desodorantesFazer mal não é necessariamente o objetivo de nenhum dos desodorantes, inclusive todos eles são passados por uma série de análises antes de colocados ao acesso do consumidor. É claro que o contato com produtos químicos pode sim causar alguns danos a nossa saúde, e nada será mais interessante e mais saudável que o uso de produtos naturais. Somente para você entender, o desodorante aerosol, na maioria das vezes é na verdade o antitranspirante que exerce as duas funções. Combater o odor e o suor. Ao obstruir os poros, não vamos transpirar, ou seja, os poros não vão respirar e a regularização da temperatura será interrompida.

desodorantes-antitranspirantesUm outro fator que é estudado, é a possibilidade de o uso frequente de desodorantes, ser uma causa do câncer de mama, uma vez que as substancias, no caso, os parabenos, ao longo do entrarem e penetrarem na pele, e região das axilas. Embora a quantidade de parabenos absorvida, seja bem pequena, pode com o passar dos anos se tornar cumulativa e causar problemas mais graves de saúde.

Partindo para alternativas naturais

Por algumas razões, algumas pessoas optam pelo uso de produtos naturais que funcionam bem como desodorantes. Alergia a desodorante, e o medo de possíveis danos que ele possa causar à saúde são algumas das razões pelas quais essas pessoas utilizam o desodorante caseiro. Se você quer também conhecer as alternativas para substituir o uso de desodorantes e antitranspirantes comuns, então não perca algumas dicas de como fazer desodorante natural.

  • desodorantes-naturaisCascas de limão e laranja – Rale as cascas de 2 laranjas e 2 limões e ferva em ½ litra de água. Coe e deixe esfriar. Adicione 2 colheres (sobremesa) de bicarbonato e 1 colher (chá) de sal. Coloque em um recipiente spray, pois o resultado será líquido e pode usar normalmente e em outras partes do corpo se quiser.
  • Bicarbonato com óleo de coco – Derreta em banho maria, 8 colheres (sopa) de óleo de coco, adicione 8 gotas de óleos de essência (podem ser duas essências diferentes). Acrescente 4 colheres (chá) de bicarbonato e misture bem. Leve à geladeira de até endurecer. Mantenha-o em temperatura de até no máximo 20 graus.

Agora que você já sabe tudo sobre os desodorantes, inclusive tem algumas receitinhas para fazer o seu desodorante em casa, vai uma dica de Beleza para você. Use desodorantes e antitranspirantes apenas durante o dia. Se você é habituado a tomar banho na hora de ir dormir, lave bem as axilas, preferencialmente com uma bucha em movimentos circulares, e a seque apenas. Deixe-a respirar durante a noite enquanto dorme.

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.