Dicas para evitar parasitas – Secnidazol, veja para que serve!
O Secnidazol é um medicamento indicado para o tratamento de vermes como amebas e para os casos de giardíase. Ele é também recomendado para a prevenção de outras doenças causadas por parasitas.
O uso de Secnidazol não é novidade, uma vez que é comum o caso de vermes em humanos. Vermes que causam desconfortos e mal-estar em qualquer idade.
Para que serve o Secnidazol
Como outros medicamentos para o tratamento de vermes, o Secnidazol é utilizado para combater os vermes e parasitas que se alojam em nosso corpo. Ele age alterando o DNA dos parasitas, eliminando a sua hospedagem no organismo. Conheça as principais doenças para quais se usa esse medicamento:
- Amebas que alojam-se no intestino ou no fígado (Amebíase intestinal ou Amebíase hepática)
- Giardíase – Doença originada do protozoário Giardia Lamblia
- Tricomoníase – Doença originada do protozoário Trichomonas Vaginalis, transmitida através das relações sexuais (DST)
Essas são algumas das doenças que podem ser tratadas com o Secnidazol, que é um medicamento exclusivo para o tratamento antiparasitário. Antes de fazer o uso desse medicamento, é importante a recomendação e o conhecimento de um médico. Para maiores conhecimentos antes do uso, é importante também ler a bula.
Onde encontrar?
O Secnidazol pode ser encontrado em farmácias, contudo, você pode encontra-lo em versões com a fórmula idêntica, porém com nomes diferentes. O preço desse medicamento pode variar entre R$ 13,00 e R$ 25,00 de acordo com o fabricante. Também pode ser encontrado em forma de comprimidos ou em forma líquida. Possíveis nomes no mercado:
Deprozol
- Secnaxidol
- Secnizol
- Secni-Plus
- Secnidal
Como tomar esse medicamento
As formas de ingestão do medicamento varia de acordo com cada caso, sendo levadas em consideração, a necessidade, a idade e a causa.
No caso de pessoas adultas, o uso deve ser feito, tomando uma única vez por dia, se o comprimido é de 1 mg. Se a causa é amebíase deve-se tomar os dois comprimidos ao mesmo tempo. O mesmo é válido para os tratamentos da giardíase ou Tricomoníase. Vale lembrar que a dosagem correta será indicada pelo seu médico.
Para o tratamento da Tricomoníase, deve-se as duas pessoas fazer o tratamento. Se a doença é sexualmente transmissível, é imprescindível que o parceiro também faça corretamente o tratamento.
Para o tratamento de amebíase hepática (amebas no fígado), deve-se tomar no máximo 2 mg do medicamento diariamente durante 7 dias.
Efeitos colaterais
Embora possa não acontecer, há casos de efeitos colaterais na maioria dos medicamentos. Então conheça os efeitos colaterais que o Secnidazol pode causar:
- Náusea
s
- Tonturas
- Enjoo
- Febres
- Dor no estômago
- Redução das células brancas
- Alteração do paladar
- Pequenas lesões na pele
- Feridas ou inflamações na boca ou na língua
Fazer o uso de Secnidazol, associado a outros medicamentos também requer atenção, porque essa associação pode gerar outros sintomas e efeitos colaterais na pessoa. Os medicamentos utilizados para o tratamento do alcoolismo, é um exemplo de medicamento que associado ao Secnidazol, pode causar reações como delírios e confusões mentais no paciente.
Evitar o uso de álcool é recomendável em qualquer tratamento. Essa associação além de causar graves efeitos colaterais, pode interferir no resultado do tratamento.
Pacientes que fazem o uso de anticoagulantes, também devem passar essa informação ao médico, antes do consumo do Secnidazol, isso evitará que você diminua o trabalho metabólico do fígado.
Contra indicações
Algumas pessoas devem dobrar a atenção, antes de iniciar o uso do Secnidazol. São elas:
- Mulheres grávidas até o terceiro mês, ou com suspeita de gravidez;
- Lactantes
- Pacientes com históricos de convulsões
- Pessoas que tenham resistência à algum dos componentes da fórmula
Como evitar os parasitas?
Hábitos comuns de higiene e alguns cuidados nos ajudam a prevenir o alojamento dos parasitas em nosso corpo:
- Lavar bem as mãos antes de se alimentar, ao chegar da rua, e ao usar o banheiro;
- Tomar água limpa e filtrada (podendo ser fervida, caso seja da torneira)
- Manter as unhas limpas e cortadas;
- Prefira alimentos cozidos
- Evite o contato direto com água parada e empoçada
- Armazenar os alimentos de forma que nenhum inseto os alcance;
- Evitar andar descalço;
- Lavar frutas e verduras com muito cuidado antes de consumi-los.
Seja o primeiro a comentar!