Dicas de Beleza

Dicas para hidratar os pés nesse inverno

pés-bonitos-e-hidratadosOi gente! Tudo bem? Olha só, o inverno está chegando e com ele o período das peles secas e desidratadas. Eu tenho falado muito e dado várias dicas de tratamentos para hidratação da pele, e hoje não vou fazer diferente. Só que hoje, quero dar uma atenção especial a esse nosso amiguinho que nos carrega para todos lados. Me refiro aos nossos pés.

Eles são algumas das partes do nosso corpo que mais sofrem com a chegada do frio, porque já têm uma tendência a maior a terem a pele mais seca. Então fiquem ligadinhos que eu darei várias dicas para você passar o inverno com os pés hidratados.

Por que eles ressecam tanto?

cuidados-com-os-pésEles são a sustentação do nosso corpo e merecem uma atenção pra lá de especial. A pele dos pés é mais grossa, contudo é mais resistente que a pele das demais partes do nosso corpo, porém também são as peles que estão mais expostas em maior parte do tempo. A proximidade do chão, e até caminharmos descalços, nos coloca diretamente em contato com a poeira que é uma das principais causas de ressecamento. Por outro lado, nem sempre estamos de sapato fechado, e as vezes nos períodos de frio, estamos todos cobertos, e com uma sandália aberta. O frio também resseca os pés.

Como cuidar dos pés ressecados

Manter os pés sempre limpos é um dos principais cuidados que precisamos tomar. Para isto vou dar algumas dicas básicas para você:

  • hidratação-dos-pésMantenha as unhas sempre aparadas, se possível faça isso pelo menos a cada 15 dias;
  • Lave-os sempre com bucha e sabão, inclusive entre os dedos que é onde pode ficar acumulados resíduos que além de dar mal cheiro, pode causar frieiras e micoses.
  • Assim como lavar, secar bem os pés também é importante. Seque bem entre os dedos também.
  • Sempre que possível, use sapatos confortáveis, deixe o salto apenas para o trabalho ou para sair, do contrário dê preferência ao conforto deles.
  • A Esfoliação uma vez por semana também será muito útil para você manter os seus pés macios e delicados;

Pés rachados? Como cuidar

rachaduras-nos-pésDevido ao ressecamento, é comum que o pé rache, na maioria dos casos, as rachaduras aparecem no calcanhar, normalmente surgem por se andar muito com sapatos abertos ou mesmo descalço.

Há casos, que é utilizada a lixa para remover o excesso de pele, mas na verdade a lixa deve ser usada com moderação, o ideal é que use mesmo a esfoliação para retirada das células mortas e depois que cuide da hidratação. Hidratar sempre. Há muitos cremes de hidratação perfeitos para amaciar a pele e amenizar as rachaduras. Hidratando constantemente, elas desapareccalosidade-nos-péserão.

Para cuidados especiais, tenha sempre um óleo de amêndoas ou de girassol e glicerina. Você pode fazer uma mistura deles com um hidratante para pele seca e deixar num potinho, para passar nos pés todas as noites. Você passa uma quantidade generosa, massageia e coloca uma meia de algodão, no dia seguinte lave os pés e seque normalmente. Passe um hidratante e seus pés já estão preparados para o dia inteiro.

Cravos na sola do pé é outro problema comum que com a esfoliação acompanhada da hidratação também é amenizada. Seguindo as dicas anteriores, os cravos e as calosidades diminuirão.

Dicas para amaciar os pés

Asperezas dos pés, bem como as calosidades darão lugar a um pé saudável e macio, se você fizer os seguintes passos:

  • escalda-pésEscalda pés – Ajudará a mantê-los relaxados. A água morna e os sais acalmarão a pele e aliviará a tensão deixada pelo excesso de sapato durante todo o dia.
  • Massagens com óleos também é uma boa forma de relaxa-los.
  • Protetor solar nos pés sempre! Nunca se esqueça. Como qualquer outra parte do nosso corpo, a pele dos pés também necessita de cuidados e proteção.

Pés macios e suaves no inverno e em qualquer outra estação. O importante é nunca esquecer a hidratação. Ah! E a rima foi perfeita!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.