Dor de

Dor de garganta – Como tratar e doenças relacionadas

É comum, principalmente no inferno, as gripes, resfriados e a dor de garganta. A dor de garganta proporciona um desconforto sem igual, ela é capaz de interferir em nosso paladar e além disso, traz uma sensação muito ruim na hora de engolir os alimentos.

dor-de-garganta

De maneira geral, a inflamação na garganta é o motivo da dor, e essas inflamações são originadas de vírus, cabendo ao paciente, se tratar através de antibióticos.

Causas da dor de garganta

  1. A causa mais comum da dor de garganta é a gripe. O resfriado contudo é também uma causa, considerando que ele sempre acontece antecedendo a gripe. O início de uma gripe ou de um resfriado acontece com a ardência e dor da garganta, em seguida o nariz começa a escorrer, podendo causar dificuldades respiratórias, febres, dor muscular e desânimo.

causas-da-dor-de-garganta

A gripe é considerada uma doença comum e precisa ser tratada, a fim de evitar a evolução para uma pneumonia. Você sabe o que fazer ao perceber que seu organismo está pré disposto a uma gripe? Você precisa tomar alguns cuidados como:

  • Tomar bastante líquido (água é ideal)
  • Alimentar-se bem (embora a gripe também cause a falta de apetite)
  • Fazer repouso
  • Para dores tome um remédio analgésico para aliviar

2- ibuprofenoA amigdalite está também relacionada a causa da dor de garganta, devendo você, estar atenta para tratar a inflamação das amígdalas. Essa é também uma infecção causada por bactérias, e além da dor na garganta, você poderá sofrer com rouquidão, mau hálito, febre e até dor de estômago.

Consultar um médico é muito importante quando se está com amigdalite, visando que ele saberá os remédios certos para você se tratar. Esse tratamento é feito através de anti-inflamatórios, e pode vir a necessitar do uso de antibióticos. Alimentos ricos em vitaminas ajudarão a melhorar a resistência do seu corpo, fortalecendo o sistema imunológico.

3- Laringite – Inflamação da laringe, como sugere o nome. Com sintomas bem parecidos aos da amigdalite, é uma doença que provoca dor de garganta. Tomar bastante líquido e fazer o uso de antibióticos é o que recomendam os médicos, para o tratamento da laringite.

Além da dor de garganta, o paciente que está com laringite, pode também ter problemas com a voz. Rouquidão e até a perda da voz.

4- Faringite – Também com sintomas parecidos, a faringite provoca dor e inflamação da garganta. Ela se trata da inflamação da faringe que acontece nos dias mais secos, e em ambientes fechados, onde há propagação de vírus.

gargarejos-para-garganta-inflamadaAntibióticos e analgésicos são utilizados no tratamento, mas a alimentação deve ser sempre reforçada. Tomar bastante líquido e permanecer em locais limpos e ventilados é uma ótima opção.

Em todas as doenças que ocasionam a dor de garganta, você pode perceber que os cuidados e os sintomas são bastante parecidos. Existem outros métodos eficientes que ajudam a aliar a dor de garganta. O uso de pastilhas e os gargarejos caseiros dão alívio.

Conheça dicas valiosas para prevenir ou aliviar as dores de garganta

Algumas dicas para o seu dia-a-dia, podem ser valiosas:

  • como-prevenir-dor-de-gargantaEvite o choque térmico – sair de uma temperatura e entrar em outra, mudando bruscamente, faz com que o corpo sinta o impacto e em algumas horas, sua garganta dará o sinal.
  • Hidratar-se bem diariamente – A água desencadeia a função de limpar de forma mais saudável o nosso organismo.
  • Praticar exercícios físicos – atividade física, ajuda o nosso corpo a eliminar as toxinas de forma natural.

Bons hábitos – deixarmos de lado o fumo e o excesso de álcool,  nos ajudarão a manter uma vida saudável, evitando outras doenças mais sérias

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.