Dor de

Dores no Nervo Ciático – Causas e remédios para aliviar de forma natural!

dor-no-nervo-ciático

Você já ouviu falar em dores no nervo ciático? É uma dor que acomete a coluna lombar e que compromete os movimentos das pernas, causadas por inflamações que causam também outros sintomas. Conheça um pouco mais sobre o assunto.

O que é o Nervo Ciático?

O nervo isquiático, conhecido popularmente como nervo ciático é uma estrutura nervosa de grande importância no corpo humano. Estamos falando do maior nervo que temos. Originado na região lombar está diretamente ligado às ramificações nervosas das últimas vértebras da nossa coluna e para que você tenha ideia da sua dimensão, as ramificações que o formam, passam pelos quadris, glúteos, coxa, joelho e tornozelos. A partir da metade do fêmur, o nervo ciático é dividido em outras duas ramificações camadas tibial e fibular.

nervo-ciáticoPara que serve o nervo ciático? Segundo médicos e especialistas, as funções do nervo ciático estão relacionadas aos movimentos de nossas pernas, assim, qualuer tipo de problema nesta estrutura, pode reverter em comprometimento de nossos movimentos e semsibilidade em toda a perna.

A principal função do nervo ciático é controlar as articulações, movimento e sensibilidade de toda a região onde ele passa, ou seja, das coxas até os dedos dos pés ele tem influência.

O tamanho da estrutura ciática aumenta as chances de problemas neste nervo, deixando-o propenso à problemas contusões, inflamações e consequentemente as dores.

A dor no nervo ciático

causas-da-dor-no-nervo-ciáticoSituado na parte inferior de nossa coluna na região lombar, o nervo ciático pode se inflamar, se irritar e provocar uma dor pulsante, que muitas vezes é insuportável. A dor n este nervo acontece por trás do glúteo e às vezes chega a estender-se até a perna, e em certos casos, pode dificultar a movimentação. A dor no nervo ciático pode variar de leve a grave, as pessoas que sofrem com freqüência têm dificuldade para realizar atividades cotidianas.

Pelo menos 6% da população sofre com a dor ciática, mas esta é uma dor mais comum em mulheres que em homens. No geral a dor é persistente e a intensidade varia de acordo com a causa, podendo o paciente sentir dormência, sensação de agulhadas, formigamento e sensação de fraqueza nos músculos.

Acompanhe este artigo e entenda um pouco mais sobre:

  • Causas da dor do nervo ciático
  • Recomendações Gerais
  • Opções Alternativas
  • Remédios naturais
  • Causas da dor do nervo ciático

O que causa dores no nervo ciático?

nervo-ciáticoAs causas da dor do nervo ciático são diversas, no entanto, é importante prestar atenção, pois esse tipo de dor, pode ser causado por um problema mais sério de saúde. Entre as causas mais comuns da dor ciático se encontram:

  • Hérnia de discos
  • Fraturas
  • Gravidez
  • Lesão medular
  • Presença de tumores que comprimem o nervo
  • Síndrome Piriforme
  • Estenose do canal lombar

Além das causas citadas, a má postura, o sedentarismo, o excesso de peso, ficar muito tempo em uma mesma posição, diabetes, herpes, catapora e alguns tipos de tumores são também motivos de inflamações e dores.

Tanto na parte inferior da coluna como qualquer outra refião onde passe o músculo sejam também afetadas pela dor que acontece geralmente por compressões na coluna.

A prática de esportes e ador no ciático

dor-no-nervo-ciáticoA prática de exercícios físicos podem provocar pequenas lesões que podem resultar em quadros de inflamação aguda. Por isto se recomendam as avaliações físicas antes de começar um período de treinos. A avaliação médica serve para avaliar e diagnosticar quaisquer alterações relacionadas à postura e desequilíbrio dos músculos, qque podem contribuir para que aconteça a sìndrome de periforme.

Para combater a dor do nervo ciático de forma eficaz, será necessário corrigir a causa, por isso é sempre aconselhável uma avaliação médica do caso.

Como tratar a dor no Nervo ciático

tratamento-dor-no-ciáticoAo sentir dores que sejam suspeitas de dor no nervo ciático, um ortopedista deve ser consultado, podendo indicar tratamentos fisioterápicos, principalmente se os sintomas estiverem muito intensos, ou seja, agudos. Exames como raio-X, ressonância magnética são indicados para verificar alterações na coluna vertebral.

Nos casos agudos, a fisiterapia é fundamental para o tratamento que também feito com o uso de anti inflamatórios, relaxantes musculares e em alguns casos, injeções de corticóide. Alongamentos, massagens e a inserção de calor no local são também formas de tratar.

Em casos mais crônicos, os meios cirúrgicos são utilizados. Hoje, menos complicado que antes, as cirurgias na coluna são menos invasivas hoje e podem trazer bons resultados, ainda que alguns médicos não recomedam as cirurgias.

Durante as atividades físicas é recomendável que  você se oriente com um profissional de educação física que acompanhará as suas atividade te ajudando a potencializar as atividades de fortalecimento e equilíbrio muscular.

Recomendações Gerais

quiropraxiaPara aliviar a dor, bem como preveni-la, recomenda-se seguir algumas orientações. Dentre elas, se destacam as 05 alternativas abaixo:

  1. Cuidar da postura correta durante as tarefas do dia.
  2. Procure não realizar atividades que exijam muito esforço
  3. Evite usar roupas apertadas
  4. Procure usar calçados confortáveis
  5. Evite levantar objetos pesados e se possível, procure tomar as precauções adequadas, como a utilização de uma faixa de suporte.

Opções Alternativas para tratar e prevenir a dor

Comumente a dor do nervo ciático é tratada com analgésicos e anti inflamatorios, no entanto, estes podem não ser eficazes. Atualmente, existem tratamentos alternativos que podem gerar alívio.

causa-da-dor-ciáticaAcupuntura ou inserção de agulhas: Consiste na introdução de pequenas agulhas nas camadas mais superficiais da pele durante alguns minutos, a fim de obter benefícios como o alívio da dor, e desinflamacão ao estimular os canais de energia de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa. Você pode precisar de várias sessões para resultados mais duradouros e evidentes.

Quiropraxia: Trata-se de um tratamento alternativo para corrigir o alinhamento dos ossos e ajudar a descomprimir o nervo bem como tratar a causa original da dor. É importante que a pessoa que aplique o tratamento seja um profissional na área.

Ozônio: Uma das alternativas mais modernas para o tratamento da dor do nervo ciático, consiste na injeção de ozônio para aliviar a dor, e desinflamar a área.

Remédios naturais

Nervo ciático tratamento caseiro – nervo-ciático-doloridoAlém das opções acima, é possível encontrar alívio em alguns remédios naturais, especialmente se você quiser evitar o consumo de medicamentos para este fim. Contudo, você deve sempre estar ciente da origem da dor para erradicar por completo o problema. Veja algumas sugestões abaixo.

Banho com sais – Para a Dor nervo ciático tratamento caseiro com sais é  ideal para promover relaxamento e eliminação de toxinas, pode melhorar a dor. Recomenda-se preparar uma banheira de água morna com uma ou duas xícaras de sais e mergulharo corpo em seguida. Permaneça submerso por 10 a 15 minutos, evitando que o tempo ultrapasse 20 minutos.

Chá de Valeriana – Esta planta possui propriedades calmantes e pode ser uma boa aliada contra a dor. Consumir uma xícara diária por um período de uma a duas semanas é o suficiente para que a valeriana funcione, já que promove o relaxamento muscular.

Termoterapia –  Nervo ciático remédio caseiro é a solução. Aplique a compressa fria na região lombar e posteriormente a compressa quente. Isso pode ajudar a estimular a circulação sanguínea e o fluxo linfático, favorecendo a desinflamacão e diminuição da dor.

Cúrcuma – Esta espécie que tem propriedades analgésicas e anti inflamatorias naturais, por este motivo que o seu consumo regular pode ser útil para o alívio da dor ciática. Pode você fazer o uso na forma de infusão, adicionando uma pitada de pimenta preta, o que ajuda a melhorar a absorção de cúrcuma pelo organismo.

tratamento-da-dor-ciáticaUrtiga – Esta planta é um remédio contra a dor nas articulações que aparecem na artrite, mas também pode ser utilizada para combater outros tipos de dor, dentre elas a do nervo ciático. Cortar um pequeno pedaço e friccioná-lo no local dolorido é a maneira mais simples de utilizá-la. A urtiga pode irritar a pele portanto, é apropriado fazer um teste antes em uma pequena região de pele.

Fazer atividades que fortalecem as costas – Praticar exercícios adequados para fortalecer os músculos das costas também contribui para diminuir a dor, uma rotina de exercícios na água e o yoga podem ser adaptados para melhorar a condição do nervo ciático.

Cebola – Nervo ciático inflamado tratamento caseiro com cebola é  o ideal. Um remédio simples que pode ajudar a desinflamar a área dolorida. Para utilizar a cebola em caso de dor no nervo ciático, devemos cortar uma cebola ao meio e aplicar na área atingida, deixando agir por um período de 10 minutos.

dores-no-nervo-ciáticoConsumir Gengibre – Consumir o chá de gengibre pode ser adequado para aliviar a dor ciática graças às suas propriedades anti inflamatorias, no entanto, também é possível utilizar esta raiz de forma externa. Prepare uma mistura com uma colher de sopa de óleo de linhaça e uma colher de chá de raiz de gengibre ralada, aplicamos massageando circularmente sobre a área da dor e deixando de agir por alguns minutos.

Nervo ciatico tratamento caseiro vinagre

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.