Escova progressiva sem formol
Manter os cabelos lisos e com menos volume, é o tema que trataremos hoje. Por isso eu pensei em falar para você sobre a escova progressiva sem formol, sua finalidade e algumas curiosidades.
Você sabe o que a escova progressiva?
A escova progressiva é uma técnica utilizada para alisar os cabelos de forma gradativa, ou seja, a cada aplicação, os fios vão ficando mais finos e em consequência disso, com menos volume. Durante o processo nos cabelos, a queratina é utilizada com a finalidade de hidratar e proteger os fios. Ela é fixada através da prancha ou chapinha como também é conhecida. O principal componente da escova progressiva é o formol, que ainda gera polêmica o seu uso, porque embora ele garanta o efeito liso dos cabelos, ele é um componente altamente toxico e prejudicial ao nosso organismo.
O Formol é prejudicial à saúde você sabia?
O resultado das escovas progressivas, é gradativo, ou seja, a cada vez que se faz, o resultando é progressivamente melhor. É recomendado que se faça a cada seis meses.
O Formol é um componente altamente toxico ao nosso organismo, e o seu uso está proibido pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). A ANVISA é também vinculada ao ministério da saúde. Devido a isso, é importante que antes de fazer a escova progressiva, você procure saber quais são os produtos que serão utilizados, e verificar se os mesmos possuem a aprovação da ANVISA. Isso lhe dará mais segurança de você estará usando algo que não irá prejudicar a sua saúde.
Ainda bem que para todos os problemas, sempre existem soluções. A solução neste caso, é que existem as escovas sem formol. As escovas progressivas sem formol, também é um método de alisamento dos fios, que reduz o volume e o frizz. A vantagem é que não provoca efeitos colaterais, não são toxicas e não causam danos aos cabelos nem à saúde.
Progressiva sem formol
- Escova progressiva sem química para todos os tipos de cabelo. É um tipo de amaciamento para os
cabelos, que contém como principal componente a amônia que promoverá o amaciamento dos fios que ficarão preparados para uma nova modelagem que neste caso, será o alisamento. Após a limpeza profunda e a retirada do excesso de água dos cabelos, deve-se aplicar o produto e deixar por 15 minutos no vapor. Após o enxague, deve-se aplicar um neutralizante, enxaguar, secar e pranchar. O resultado é progressivo e nem sempre terá o efeito esperado na primeira aplicação, a menos que a questão tenha sido apenas para redução do volume.
- Escova Inteligente – Tudo sobre escova inteligente que você ouve dizer por aí, talvez não seja suficiente para esclarecer as suas dúvidas, então vou falar um pouco sobre este assunto para você. A escova inteligente garante ao cabelo, além de tratar do volume dos fios, ela irá proporcionar um grande teor de hidratação principalmente nos cabelos quimicamente danificados. O Processo é idêntico ao da escova sem formol, comum.
Cuidados antes e depois de fazer a escova progressiva
Como todo tratamento químico, é preciso que o cabelo seja preparado para receber a escova progressiva, quando se trata da escova progressiva normal com formol. Esta é uma das vantagens principais da escova sem formol, ela dispensa esse cuidado anterior.
Por outro lado, mesmo que não tenhamos nada nos cabelos, todo cuidado é bem-vindo. Então vou falar dos cuidados simples que esse tipo de escova exige.
Hidratação dos fios, sempre que possível, lembrando que mesmo sem formol, a progressiva costuma danificar um pouco as pontas dos cabelos.
- Evitar do uso de shampoos de limpeza profunda ou anti-resíduos, eles fazem com que o efeito da escova dure menos.
- Não dormir com os cabelos molhados e nem com os cabelos presos, isso danifica os fios, em quaisquer situações com ou sem progressivas, o ideal é que não durmamos com eles presos, isso danifica a estrutura dos fios.
Quem não deve fazer progressiva
Pessoas com sensibilidade no couro cabeludo, devem evitar o uso da escova progressiva, por menos agressivo que seja, para não correr o risco de algum tipo de irritação. Grávidas também devem evitar, uma vez que são usados alguns produtos químicos no procedimento, que podem ser prejudiciais ao bebê!
Adoro o efeito da escova, adorei as dicas.