Sintomas

Estresse? Saiba as causas e como evitar e tudo o que você precisa saber

sintomas-de-estresseO estresse é uma condição física e mental perturbadora, causada pelo excesso de estímulos, informações e rotinas diárias, com as quais lidamos frequentemente.

Ao se sentir em ameaça de perigo, o cérebro libera uma substancia chamada acetilcolina que causa em nós, os seguintes sintomas:

  • Excesso de suor
  • Palidez
  • Taquicardia
  • Respiração ofegante

Nos dias atuais, a coisa mais comum que existe é encontrar com pessoas que estão passando por crises de estresse. Isso tem acontecido, devido a nossa constante correria diária. Trânsito que não flui, pressão e cobrança no trabalho, problemas financeiros, desemprego (se for o caso), e até os relacionamentos pessoais (fim de namoro, crise no casamento, brigas de família).

É considerado grave o estresse que definitivamente não passa. Você sofre diariamente, visando que é normal você passar por algum problema estressante em algum momento, mas que não deve ser constante.

Como acontece o estresse?

lidar-com-o-estresseComo dito, os estímulos diários fazem com que o cérebro entenda que estamos em perigo por alguma razão, ele libera então a adrenalina que nos acelera e nos prepara para enfrentar a situação. Quando somos acometidos a situações frequentes de estresse, os sintomas dessa condição começa a fazer parte do nosso dia-a-dia, provocando danos à nossa saúde, que não cuidados podem ser irreversíveis.

O que o estresse causa:

  • irritaçãoInsônia – A adrenalina liberada em nosso corpo faz com que não consigamos relaxar, consequentemente perdemos o sono e permanecemos em alerta;
  • Distúrbios mentais – Ao não dormir como deveria, nosso corpo reage mais lentamente no dia seguinte. Olhos vermelhos, dificuldade de concentração podem também acontecer. A depressão e a ansiedade também são originadas do estresse.
  • Pressão Alta – a pressão alta, ocasionada pelo aumento da corrente sanguínea, pode ser causada pelo estresse excessivo.
  • Chances de infarto – uma vez com a pressão arterial alta, o risco de desencadear outros problemas de saúde também são grandes. O infarto está entre uma das consequências da hipertensão. Conclusão: O estresse, causa pressão alta, que causa infarto.
  • Sistema imunológico enfraquecido – A baixa imunológica é responsável por deixar nosso organismo mais vulnerável para a entrada de vírus e bactérias. Quando estamos passando por situações de estresse, a tendência é cair a imunidade. Normalmente nesse período, é quando nos submetemos a gripes, resfriados e doenças respiratórias com mais facilidade.
  • Gastrites e problemas com úlceras – O excesso de liberação de suco gástrico, liberados nos períodos de estresse, são os grandes causadores de gastrite e estresse.
  • Perda ou gando de peso – Ao enfrentarmos crises de estresse, temos como “fuga” reações que variam de pessoa para pessoa. O ganho ou perda de peso neste caso, está relacionado, a fuga que encontramos em comer demasiadamente, ou simplesmente perder o apetite.

Como evitar o estresse?

Algumas das situações que enfrentamos no dia-a-dia não podem ser mudadas, mas não devemos deixar que o estresse tome conta da situação. Sabemos que quanto antes conseguirmos lidar será melhor, e menos prejudicial à nossa saúde.

estresse-diário

Algumas pequenas mudanças de hábito podem ser válidas e ajudarem muito a superarmos bem as situações:

  • Priorizar momentos de lazer– Férias uma vez por ano, aproveitar o final de semana para conhecer um lugar diferente, sair com os amigos para um bate papo, são exemplos de como descontrair e livrar-se do estresse.
  • Trabalho no trabalho – Se não conseguiu fazer tudo, hoje, chegue mais cedo amanhã, mas nunca leve para terminar em casa, saiu do trabalho, você está no seu horário de descanso.
  • Faça coisas que você curte sem se esforçar – Ouça boas músicas, leia bons livros, aprenda um instrumento que você gosta. Exercitar o cérebro com atividades por nada mais que gosto, é o tratamento ideal para aliviar as tensões causadoras de estresse.
  • Praticar exercícios físicos – As atividades físicas têm uma capacidade gigantesca de melhorar a nossa qualidade de vida. Ao exercitarmos, liberamos naturalmente as toxinas do nosso corpo, o nosso cérebro libera a oxitocina, que é o hormônio da felicidade, sem contar que o tempo que gastamos em atividade ao ar livre, ajuda-nos a respirar e relaxar melhor, consequentemente, a qualidade do sono será outra.

Soluções para se livrar do estresse

Em graus mais elevados e preocupantes, o estresse causa problemas como a perda de cabelos, irritação, tontura, cansaço, tensão etc…

terapias-para-acabar-com-o-estresse

Para buscar alívio e se livrar desses sintomas, o recurso é buscar auxílio:

  1. Desabafe – é preciso se abrir e falar com alguém próximo sobre a situação. Um amigo de confiança, ou a família podem ajudar nesta hora.
  2. Terapias – Alguns psicólogos podem sugerir terapias para aliviar os sintomas e ajudar a manter a calma necessária durante os momentos de tensão.
  3. Seguir corretamente o tratamento indicado – Um psicólogo, psiquiatra ou terapeutas poderão auxiliar no tratamento para lidar e se livrar dos momentos de estresse.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.