Sintomas

Menstruação atrasada? Saiba tudo o que você precisa!

menstruação-atrasadaEstar com a menstruação atrasada é preocupação de todas as mulheres. O que acontece é que esse é o primeiro sinal de gravidez, e se ela não esta planejando, o atraso pode representar a gravidez indesejada. Após o quinto dia de atraso, é comum a preocupação, mas existem outros fatores que também dão origem ao atraso menstrual.

As alterações hormonais também são causas que justificam o atraso da menstruação, e essas alterações também estão relacionadas à outros momentos pelos quais passamos durante a vida. É comum pro exemplo, a mudança no fluxo seja para mais ou para menos, quando você passa por um momento de grande impacto. Fortes emoções e momentos de estresse podem refletir diretamente em nossa produção hormonal.

Causas do atraso menstrual

Conheça a partir de agora, todos os motivos que podem causar o atraso na menstruação. Lembrando deve-se considerar se o ciclo é regular ou não.

Gravidez

testes-de-gravidezComo se sabe essa é a primeira coisa que passa na sua cabeça quando o assunto é menstruação atrasada. Isso porque não existe nenhum contraceptivo que seja 100% seguro. Estando com uma vida sexual ativa, ainda que muito difícil, é possível engravidar.

Considerando que uma mulher pode ter alguns sangramentos, os quais ela pensa ser a menstruação, estando gravida e não tendo ciencia disso, o primeiro sinal da gravidez é ainda o atraso, que só pode ser considerado a partir do quinto dia. A partir de então você pode fazer os testes de gravidez de farmácia, ou os exames de sangue e urina que comprovarão as suas suspeitas de gravidez.

Se a causa do seu atraso, é a gravidez, então a partir de agora você já pode se inteirar sobre a gestação mês a mês, os sintomas e dar logo início ao pré-natal.

pílula-anticoncepcionalInterrupção do uso do anticoncepcional – Ao suspender o uso do anticoncepcional, o corpo passa por uma nova adaptação, onde passará a regular a ovulação sozinho, fazendo com que todo o ciclo recomece naturalmente. Essa adaptação pode levar algum tempo, o que desregulariza o ciclo ou até causa a suspensão da menstruação por algum tempo.

Considerando que a pílula anticoncepcional, insere hormônios que trabalham o ciclo menstrual da mulher de forma disciplinada, contudo, ele distorce o cliclo natural, o que pode refletir em efeitos colaterais como dores de cabeça, náuseas, dores nos seios e desconfortos abdominais.

Estando em troca de contraceptivo ou suspendendo o uso do mesmo, se houver relações sexuais desprotegidas e o atraso, é bom que você fique atenta, porque a gravidez pode vir a acontecer.

Anormalidades das glândulas TireóidesHipertireoidismo e hipotireoidismo são fatores que contibuem muito para que a menstruação atrase, isso porque têm relação direta com os níveis hormonais, e podem resultar em suas alterações.

problemas-na tireóide

Além de serem causas de irregularidades do ciclo menstrual, a pessoa que passa por problemas com tireóide, pode desencadear outros sintomas como a perda ou o ganho de peso em excesso, dores de cabeça, indisposição e o crescimento excessivo de pelos em algumas regiões do corpo.

Menopausa – O climatério que acontece após a interrupção do ciclo mesntrual, desencadeia inumeros sintomas, dentre eles a falta de libido, secura vaginal, calor excessivo, sudorese noturna e estágios de depressão. A menopausa acontece em média, a partir dos 45 anos de idade, mas pode acontecer preconcemente em alguns casos.

Ansiedade e estresse – Fatores psicológicos e emocionais influenciam na ausencia da menstruação, isso porque o sistema nervoso está ligado ao sistema reprodutor, ocasionando as alterações hormonais que consequentemente, serão percebidas como o atraso da menstruação.

O uso da pílula do dia seguinte – ao tomar a pílula do dia seguinte, a mulher insere em seu organismo, uma carga extra de hormônios que desencadeiam efeitos, e um desses efeitos pode ser o atraso da menstruação. O uso desse tipo de medicamento influencia também no período fértil que deve ser calculado a partir da próxima menstruação.

Outros fatores que podem influenciar no ciclo menstrual:

atraso-menstrual

  • Efeito colateral de medicamentos controlados ou o uso de antidepressivos;
  • A insersão de anticoncepcionais, a troca deles ou a interrupção do uso;
  • Alimentação pesada e gordurosa;

Fatores que influenciam na regularização do ciclo:

  • Manter uma rotina de exercícios físicos diários
  • Manter o seu peso ideal, de acordo com a sua altura
  • Hábitos alimentares saudáveis são muito importantes para o melhor desempenho do corpo;

O que fazer para a menstruação descer

causas-do-atraso-menstrualEstando com alguns dias de atraso, você deve se certificar das causas para saber que procedimentos fazer. É imprescindível que haja uma consulta médica para diagnosticar a causa certa da ausencia, para saber o que está impedindo a menstruação de descer. Lembrando que pode haver uma variação pequena no ciclo de cada mulher varia de 28 a 30 dias, o que faz com que quatro dias de atraso seja ainda considerado normal.

Estando certa de que não há possibilidade de gravidez, bons hábitos alimentares e exercícios físicos são boas formas de regularizar o ciclo menstrual. O uso de alguns chás também são feitos por pessoas adeptas a medicina natural.

No caso de mulheres que estão entrando na menopausa, existem os tratamentos naturais para aliviar os sintomas, contudo a menstruação vai seguir falhando até que não desça mais definitivamente.

Em todos os casos, antes de fazer qualquer procedimento para descer a menstruação, peça auxilio a um médico.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.