Dor de

O QUE É HEMORROIDA? – CAUSAS E TRATAMENTO

hemorroisas-externasHemorroida é nome popular dado à doença hemorroidária, e consiste em veias inflamadas e dilatadas na região do reto e do ânus.  Os principais sintomas da hemorroida são: coceira, dor ao evacuar e sangramento no ânus.

A hemorroida pode ser caracterizada de duas formas:

  • Hemorroida Externa: Quando a inflamação das veias é identificada ao redor do ânus;
  • Hemorroida Interna: Quando a inflamação das veias se encontra localizada dentro do reto.

Aproximadamente 5% da população sofre com a hemorroida, que pode ser considerada como varizes das veias do ânus. A hemorroida ocorre quando há pressão nas veias da região do ânus e o sangue não consegue fluir adequadamente, ocasionado, inflamação e os indesejados sangramentos.

 O QUE É HEMORROIDA

A Hemorroida se caracteriza pela presença de veias inchadas e inflamadas na parte exterior ou interior do ânus ou reto. É comum que a hemorroida, quando localizada na abertura anal, projete-se para fora do ânus, como uma espécie de bolha.

Conforme listado abaixo, existem diferentes tipos de hemorroidas, provocadas por diversas causas e que geram incômodos diferentes:

  • 1hemorroidas-internasº Grau– Hemorroida escondida no interior do ânus, com pequena dilatação das veias;
  • 2º Grau– Hemorroida que está no interior do ânus, saindo somente no momento da evacuação, retornando sem auxílio;
  • 3º Grau– Hemorroida que está no interior do ânus, saindo somente no momento da evacuação, precisando ser colocada de volta ao interior com o auxílio das mãos;
  • 4º Grau– Hemorroida que está no interior do ânus, que sofre um aumento tão grande que sai pela região anal, podendo causar até a saída da parte final do intestino.

HEMORROIDA INTERNA – SINTOMAS, REMÉDIO, TRATAMENTO

A hemorroida interna ocorre no momento em que pontos de infecções se alocam dentro do reto provocando dores ao evacuar e sangue nas fezes. Esses são os principais sintomas da doença. Contudo esse problema pode ser resolvido através de mudanças nos hábitos alimentares, com a introdução de alimentos ricos em fibra e o uso de remédios, tais como anestésicos e anti-inflamatórios.

CAUSAS DA HEMORROIDA

A hemorroida pode surgir pode diversos fatores, tais como:

  • causas-da-hemorroidaDieta inadequada sem fibras;
  • Diarreia crônica;
  • Sexo anal;
  • Histórico de hemorroida na família;
  • Permanecer longos períodos no vaso sanitário sem evacuar;
  • Prisão de ventre crônica e esforço no momento da evacuação;
  • Permanecer sentado por longos períodos;
  • Hábito de segurar as fezes quando se tem vontade de evacuar;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Gravidez;
  • Cirrose;
  • Desidratação;
  • Resfriados;
  • Infecções anais.

É importante destacar que as crianças também podem sofrer de hemorroidas, e os responsáveis devem permanecer atentos aos sintomas. As gestantes também devem prestar atenção, pois durante a gravidez as hemorroidas podem causar desconforto. Porém os casos de hemorroidas tratados da forma correta durante a gravidez não oferecem risco.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

dor-ao-evacuarNa contramão do que se pensa, as hemorroidas podem ou não apresentar sintomas. Exemplo: as hemorroidas externas apresentam sintomas claros e são mais fáceis de serem identificadas, enquanto que, por outro lado, as hemorroidas internas somente podem ser identificadas quando há a presença de sangue nas fezes.

Os sintomas normalmente são os mesmos: dor no momento da evacuação e presença de sangue nas fezes. Mas lembre-se: é importante consultar um médico, uma vez que os sintomas da hemorroida são parecidos com os sintomas de outras moléstias que afetam a mesma região.

Neste sentido, é importante ressaltar que apesar do sangramento anal e o incômodo também serem sintomas de tumores na região do reto e do ânus, a hemorroida não pode evoluir para um câncer, como alguns outros tipos de doenças.

Por fim, no caso das hemorroidas externas, o diagnóstico é feito por meio de exame físico e, para as hemorroidas internas, o exame de toque é necessário. Entretanto, se ainda assim restar dúvidas, a anuscopia pode ser requerida pelo médico.

TRATAMENTO

Após a identificação do diagnóstico da hemorroida, o tratamento é bastante simples, e exige apenas disciplina. Por exemplo: um tratamento que pode ser feito em casa e por qualquer pessoa que sofre de hemorroida é tomar banho de assento com água na região anal. Essa técnica proporciona alívio a quem sente forte dor nesta região.

No vídeo abaixo, você verá uma forma de tratamento natural para aliviar os sintomas da hemorroida. Confira!

As crianças e as grávidas que sentirem dificuldades para utilizar a técnica do assento com água na região anal podem colocar um pano umedecido na região e trocar de tempos em tempos, a sensação de alívio proporcionada será a mesma. Outra simples recomendação é evitar limpar o ânus com papel higiênico, pois assim você evitará mais irritações na região. O método mais recomendado pelos especialistas para limpar o ânus é a lavagem com a ducha. Caso não seja possível, pode-se usar lenços umedecidos para bebês.

tratamento-hemorroidasEm outros casos mais graves, quando o indivíduo apresenta fezes endurecidas, os médicos indicam o uso controlado de laxantes, facilitando com isso a evacuação. Além dos laxantes, existem também os cremes e pomadas para hemorroida, tais como o Xyloproct, Proctyl e Proctosan. Mas lembrem-se, somente utilize medicamento após consulta e indicação médica.

medicamento-para-hemorroidasBeber bastante água e ter uma dieta rica em fibras é uma boa dica para facilitar a evacuação e prevenir o agravamento da hemorroida. Normalmente, ao tomar os devidos cuidados e realizar o tratamento corretamente, seguindo as dicas de prevenção, é possível curar a hemorroida em um curto período de tempo.

casos mais graves de hemorroida, nos quais a cirurgia é recomenda, pois mesmo com o tratamento o paciente não apresenta melhora e sofre dores agudas, principalmente durante a evacuação. Para realizar a cirurgia de remoção da hemorroida, o paciente será submetido a uma preparação delicada e terá que ficar internado por aproximadamente 02 (dois) dias, podendo levar de 01 (uma) semana a até 01 (um) mês para ficar totalmente recuperado.

higienização-incorretaO pós-operatório é similar ao tratamento mais comum para a hemorroida, sendo necessário que o paciente evite o uso de papel higiênico. Os medicamentos mais comuns utilizados durante o pós-operatórios são os laxantes, analgésicos, pomadas e banhos de assento.

Devido à região, a doença pode provocar constrangimento, e o indivíduo afetado pode demorar muito a procurar por ajuda médica. Mas é importante frisar que, quanto mais rápido for solicitada ajuda médica, maiores as chances de ser curado sem a necessidade de cirurgia.

Os idosos e as crianças necessitam de mais atenção, pois às vezes podem tentar esconder ou não perceber o sangramento. Normalmente pessoas idosas sofrem com problemas intestinais, sendo necessário o uso intenso de medicamento, que por sua vez afetam a evacuação, aumentando a possibilidade de adquirir hemorroida.

O importante é que na maioria dos casos o paciente com hemorroida pode aliviar os sintomas e se curar rapidamente. Basta ter um simples cuidado e um pouco de disciplina. Alguns cuidados tais como tomar bastante líquido e ter uma dieta rica em fibras devem ser seguidos pelo resto da vida. Ainda, deve se atentar para cuidados durante a higienização da região anal, evitando o uso de papel higiênico.

Por fim, é melhor prevenir do que remediar, pois a prevenção é a melhor forma de lidar com a maioria das doenças. Portanto, mesmo depois de curado, fique de olho nos sintomas e mantenha os cuidados com a dieta alimentar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.