Doenças

O que pode ser ferida na boca? Saiba tudo agora mesmo!

feridas-na-bocaVárias doenças com gravidades diferentes, são responsáveis por causarem feridas na boca. É claro que algumas dessas doenças são preocupantes, mas ainda que sejam causas mais simples, você deve cuidar para tratar as feridas.

As lesões bucais em geral, representam que o nosso organismo está respondendo à algum tipo de infecção, isso significa que o estado imunológico, anda precisando de cuidados.

Quando as feridas na boca não cicatrizam

Cada tipo de ferida na boca, pode ser proveniente de uma causa diferente, porém existem feridas na boca que não cicatrizam e permanecem por muitos dias, causando constrangimentos. Este tipo, que não cicatriza, em grande parte, está relacionado aos casos de herpes.

herpes-labialO herpes é uma doença infecciosa e altamente transmissível, que desencadeia bolhas preenchidas com um líquido, e as bordas amareladas. O tipo labial da doença, aparece na boca, língua, lábios, mas pode se estender para outras partes do corpo também.

A principal forma de contágio do herpes é através do contato direto, mas especificamente através das relações sexuais desprotegidas, no caso de herpes genital.  As feridas provocadas e a atividade do vírus, independente do tipo, acontece com maior frequência no período de tempo frio, quando o sistema imunológico das pessoas, tende a enfraquecer.

No caso das feridas causadas pelo herpes, o tratamento caseiro somente, pode não dar bons resultados. É comum o uso de bicarbonato de sódio para tratar feridas na boca.

As feridas nos lábios

Feridas apresentadas no canto da boca e nos lábios, é característica do Herpes labial, ou herpes simples, como também é conhecido. Embora simples, o tratamento é indispensável para que além do constrangimento das feridas visíveis, você ainda não passe por problemas com dores e inflamações, e também não infecte outras partes do seu corpo.

No início do herpes simples, as bolhas surgem extremamente sensíveis. Elas aparecem discretamente, contudo, esse é o melhor momento para tratar o herpes, de forma que ele não desenvolva mais.

Aftas

aftasVocê sofre com aftas na boca? Esse é um outro tipo de ferida que aparece na boca. Ao contrário do herpes, as aftas não apresentam sérios riscos e nem são contagiosas, contudo também devem ser tratadas, e para isso, existem vários tratamentos caseiros que acabam com elas rapidamente.

As feridas conhecidas como aftas são localizadas na parte interna da boca e pode ser causadas por:

  • Uso de aparelho ortodôntico
  • Resíduos de alimento nos cantos da boca
  • A pessoa tem refluxo (Quando acontece com muita frequência)
  • Acidez estomacal

O tratamento para aftas é simples. No geral é feito em casa mesmo com o uso de bicarbonato, água, limão e outros produtos para fazer o tratamento caseiro.

Sapinho

causas-de-ferida-na-bocaEngana-se quem pensa que sapinho só acontece em crianças, sapinho acontece também em pessoas que não fazem uma escovação adequada dos dentes , em quem faz o uso de prótese dentária. Sapinho é um tipo de candidíase que provoca lesões semelhante as lesões causadas pelas aftas, porém vêm acompanhadas de dor e coceira e maior parte dos casos.

A má escovação dos dentes torna a boca vulnerável ao aparecimento de doenças bucais. Para que usa prótese (dentaduras), os cuidados devem ser ainda maior, pois devido a estrutura seca onde ficam armazenados restos de alimentos que propiciam a entrada e permanência de bactérias.

Gengivite

inflamação-na-gengivaA gengivite é também uma causa de feridas na boca. Como o próprio nome diz, as feridas aparecem na gengiva, mas elas podem comprometer até a raiz dos dentes. Prevenir esse tipo de doença, consiste em escovar bem os dentes e fazer o uso frequente do fio dental.

Para fazer o tratamento, você deve estar em dia com o dentista e buscar sempre manter hábitos saudáveis de higienização da boca.

Remédios caseiros para feridas na boca costumam dar bons resultados, contudo você deve investigar o tipo de ferida, a causa delas e fazer o tratamento adequado para saná-las. Procure um bom dentista, e se for o caso de herpes, um médico pode prescrever o melhor tratamento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.