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Ômega 3 – Para que serve esse suplemento?

omega-3Ácido Alfa linolênico, ácido eicosapentaenoico e ácido decosahexanoico. Estes são os três ácidos graxos que compõem o Ômega 3. Ele é composto por óleos que são de grande importância para o nosso organismo e o mesmo, não produz naturalmente, portanto, temos que adiquir através de alimentos da natureza.

Nosso corpo precisa de nutrientes, proteínas e vitaminas para exercer bem as suas funções. Assim também, precisamos consumir gorduras que são fontes de energia. As gorduras são responsáveis por nos permitir sentir o sabor, e ainda possibilitam a absorção das vitaminas necessárias ao nosso corpo, mas que são lipossolúveis, que é o caso das Vitaminas A, D, E e K.

O ômega 3 é apontado como um suplemento eficiente para solucionar muitos problemas de saúde. Ele, que é um conjunto de ácidos poli-insaturados, deve ser usado em qualquer etapa da vida. Do pré-natal à terceira idade, ele fortalece o sistema imunológico, o sistema nervoso, dentre outras vantagens. Tudo isso e muito mais você verá a partir de agora aqui.

Para que serve o Ômega 3?

Graças as suas propriedades, o Ômega 3 pode trazer inúmeros benefícios para o nosso organismo. Conheça alguns destes benefícios:

  • benefícios-do-omega-3Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Controle da pressão arterial
  • Eficiente nos tratamentos para depressão
  • Possui funções anti-inflamatórias
  • Possui função vasodilatadora, que auxilia na deformação de coágulos no sangue que provocam embolias e tromboses.
  • Previne o AVC
  • Auxilia no tratamento da depressão
  • Melhora o desempenho cardiovascular.

Quando fazer o uso do ômega 3?

Durante todas as fases da vida, o ômega 3, contribui de forma positiva:

Durante a gravidez – Influencia beneficamente no desenvolvimento do sistema nervoso;

Na fase de lactação – Nessa fase, além de contribuir para o desenvolvimento do cérebro, já auxilia no controle das taxas do colesterol ruim.

Quando idoso – Nessa fase, o ômega 3 age regulando os receptores hormonais, e como na gestação, ele trata de proteger o sistema nervoso, amenizando as dores articulares.

Saiba quais são os alimentos ricos em ômega 3

Os ácidos graxos do Ômega 3, podemos encontrar em alimentos como peixes. Conheça os peixes que são maiores fontes desse suplemento:

alimentos-ricos-em-omega-3

  • Atum
  • Bacalhau
  • Sardinha
  • Salmão
  • Cavalinha

Além dos peixes, outros alimentos também são fontes de Ômega 3:

  • Verduras como brócolis e couve, espinafre e couve-flor
  • Sementes de chia e de linhaça
  • Castanhas
  • Nozes
  • Nabo

Para saber quais peixes são os mais ricos em ômega 3, basta lembrar que são os que vivem em partes mais profundas do mar e os peixes que se alimentam de crustáceos pequenos.

O ômega 3, além de encontrado em alimentos como acima citados, também podem ser encontrados como suplementos em cápsulas, mas o seu uso deve ser feito com acompanhamento de um especialista. Há quem opte por esse suplemento ao invés da alimentação, contudo, o acompanhamento de um nutricionista é indispensável, afim de inseri-lo em sua dieta, apenas se houver a necessidade da suplementação.

As cápsulas com óleo de peixe, conhecidas como suplementos de ômega 3, podem ser encontradas em lojas de suplementos e farmácias.

Como consumir o Ômega 3?

fontes-de-omega3Consumir a quantidade correta de ômega 3 é ainda um assunto um pouco polêmico, isso porque para alguns especialistas, deve-se consumir 1g por dia, enquanto para especialistas americanos, essa dosagem passa para 4g.

A quantidade de ômega 3 a ser consumida diariamente, varia de pessoa para pessoa, considerando os valores energéticos que ela consome considerando o seu perfil clínico. É válido lembrar que o excesso desse suplemento, pode trazer danos à saúde. Pessoas com sensibilidade, ou alergia a peixe, não devem iniciar o consumo de ômega 3, sem antes passar por uma consulta médica, talvez a melhor forma para não ter a carência do suplemento, seja apenas através da alimentação.

Quando é Contraindicado o Ômega 3

Embora seja muito importante, o uso do Suplemento ômega 3 é restrito para algumas pessoas, por motivos diferentes. Conheça a partir de agora, as contraindicações do uso do ômega 3:

  • Pessoas que fazem o uso de anticoagulantes. Devido ao seu poder de ralear o sangue, diluindo os trombos, o ômega 3 não deve ser consumido, pois pode haver o risco de hemorragias e sangramentos com o uso desacompanhado.
  • Pessoas que fazem o uso de próteses cardíacas;

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