Sintomas

Os Principais Sintomas da depressão

depressãoPessoas que sofrem, ou famílias que convivem com a depressão, sabe que ela é uma doença como qualquer outra. Muitos interpretam como preguiça, falta de responsabilidade e culpam o indivíduo por não agir ou dar conta das tarefas do dia a dia. As críticas nunca são bem-vindas neste momento, o melhor a se fazer, é certificar-se de que esta pessoa está passando por problemas, e necessita ajuda, por isso, a importância de saber identificar os principais sintomas da depressão.

Como agir diante de alguém com depressão?

pessoa-depressiva 

A família neste momento é o principal analista do paciente,  por conviver e saber da rotina diária dessa pessoa que está apresentando mudanças comportamentais que podem estar relacionadas à depressão.

Para tornar a situação menos desconfortável, você deverá abordar o paciente de forma tranquila, sem apontar cuplas e defeitos que agravariam o estado depressivo dessa pessoa. O que você deve fazer:

  • Perguntar ao paciente como ele se sente,
  • Procurar o motivo da tristeza que transparece na face,
  • Diálogo! Isso propociona abertura para um desabafo e favorece a possibilidade da pessoa depressiva confiar em você para uma boa conversa, sem se fechar e se isolar tanto

Como identificar a pessoa depressiva?

Alguns quadros são característicos de quem está passando por situações de tristezas e angústias. A pessoa depressiva normalmente perde o humor, passa por momentos de irritabilidade, passam por angústia e ansiedade, está sempre desanimada, o corpo se cansa fácil sentindo uma necessidade de maior esforço para fazer as coisas, a falta de interesse e motivação e dando a apatia, aparecendo a falta de vontade e indecisão.

 

O que dá origem a Depressão?

ansiedade-agitação

A depressão acontece decorrente ao sentimento de medo, insegurança, desespero, falta de esperança, desamparo e vazio, pessimismo, ideias frequentes proporcionando a culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.

Os abalos emocionais são grandes provocadores de depressão, uma vez que lidar com estes os choques, trazem mudanças de vida repentina. Um exemplo do que estou dizendo, é lidar com perda de pessoas, entes queridos, com os quais estamos habituados a viver, principalmente se estas, são pessoas muito próximas.

 

Os sintomas…

tristeza-profunda

  • Em quadros muito graves da doença, a pessoa pode planejar uma forma de morrer ou seja, de tentar suicido. É visto sob a ótica depressiva, a interpretação distorcida e negativa da realidade, um tom cinzento para si, os outros e o seu mundo, tendo dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento.
  • A perda da diminuição do desempenho sexual, podendo até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual e da libido.
  • O portador perderá ou aumentará o apetite e se sucessivamente o peso, apresentando.
  • Insônia dificuldade de conciliar o sono, múltiplo despertares ou sensações de sono muito superficial, despertar matinal precoce geralmente duas horas antes do horário habitual, ou menos frequentemente, aumento do sono dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo.
  • Surgimento de dores e outros sintomas físico não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Fique de olho nos sinais da depressão e busque tentar uma vida saudável, mais leve, mais alegre e sobretudo, mais feliz!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.