Doenças

Osteoporose – Sintomas tratamento e diagnóstico

osteoporoseA osteoporose é uma doença considerada como doença silenciosa, porque os seus sintomas somente aparecem depois de já estarem avançados, quando os tecidos já estão bastante desgastados. A maior parte das pessoas só se dão conta de que sofrem com o problema, depois de bastante avançada.

A osteoporose se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e não é percebida de forma rápida. Logo, a pessoa que é diagnosticada com a doença, deve se prevenir e evitar fatores que colocam sua saúde em risco.

Uma vez que não há cura conhecida para a osteoporose, a fraqueza dos ossos pode ser controlada de forma a aliviar os sintomas desta, que não é uma doença contagiosa e que acontece de forma natural e com mais frequência em pessoas idosas. Na maior parte mulheres que estão passando pela fase da menopausa.

Como acontece a osteoporose?

Como dito, o índice dos casos de osteoporose é maior em mulheres após a menopausa, isso porque nessa fase da vida, ela perde parte do material ósseo que fortalece a estrutura em si. Isso não quer dizer que homens não têm osteoporose, muito pelo contrário, o enfraquecimento dos ossos masculinos podem acontecer devido a alimentação ineficiente, com baixo teor de cálcio e vitaminas, durante a sua vida.

como-acontece-a-osteoporoseOs ossos do nosso corpo, como os demais órgãos e membros, necessitam de cuidados para se manterem saudáveis e bem nutridos. Eu quero dizer que devemos cuidar desde a infância de manter a firmeza dos ossos, uma vez que os mesmos vão se desgastando com o passar dos anos. Uma boa alimentação, é por exemplo uma boa maneira de evitar problemas ósseos, que desencadeiem outras doenças nos mesmos, abalando a estrutura física e ortopédica do nosso corpo.

A chegar a determinada idade, os idosos podem ainda desconhecer a doença, até que sofra algum abalo. Por exemplo: Estando com os ossos enfraquecidos, em caso de uma queda, a pessoa pode sofrer a quebra do osso, devido a fragilidade que acontece quando os ossos começam a se atrofiarem.

Para evitar esse tipo de problema, é inevitável buscar a ajuda de um ortopedista o quanto antes para evitar que a osteoporose cause maiores danos ao paciente. Lembrando que esta é uma doença que pode causar lesões no corpo, por motivos sutis.

Sintomas da osteoporose

sintomas-da-osteoporoseConsiderada assintomática por quase não ser perceptível, a osteoporose é considerada uma doença silenciosa. Isso faz com que a pessoa não perceba seus pequenos sinais desde o início, notando-os somente em casos de lesões que na maioria das vezes, acontecem acidentalmente.

Embora pequenos e cautelosos, alguns sintomas podem ser notados discretamente e podem ir ganhando forças com o passar dos anos. Por isso é bom relatar os primeiros sinais ao médico, ainda que pequenos. Realizar exames de tempo em tempo e fazer o uso correto dos medicamentos indicados.

Conheça os sinais e identifique se você tem osteoporose:

  • enfraquecimento-dos-ossosPerda da estatura com passar dos anos (sensação que está diminuindo de tamanho)
  • Dificuldade para manter a postura ereta
  • Dor no pescoço
  • Fraturas nos ossos da coluna
  • Dor na lombar
  • Dor e sensibilidade nos ossos

Como tratar e prevenir a doença

causas-da-osteoporoseOs tratamentos existentes não são responsáveis para a cura que ainda não foi descoberta para a osteoporose. Contudo existem tratamentos para amenizar os sintomas e diminuir as chances de o paciente vir a desenvolver lesões e outros problemas que podem comprometer inclusive os seus movimentos.

Os tratamentos mais comuns e utilizados para a osteoporose são os tratamentos para suplementação e reposição do Cálcio e vitamina D. Outras opções ainda são as cirurgias realizadas com a finalidade de diminuir a sobrecarga na coluna cervical. O excesso de peso, pode ser considerada uma das causas do enfraquecimento ósseo.

para prevenir, e para que já tem a doença, conviver com a mesma, alguns hábitos são interessantes. Entre eles:

  • A prática de atividades físicas leves e moderadas
  • Alimentação saudável e balanceada
  • Não fazer o uso de bebidas alcoólicas em excesso
  • Não fumar
  • Procurar fazer sessões de fisioterapias
  • Fazer exames periodicamente
  • Tomar os suplementos conforme prescrito

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.