Sintomas

Período Fértil – Como funciona, o que é? Detalhes para você ficar atenta

período-fértilOlá! Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o Período fértil. Isso mesmo! Esta que é uma das maiores dúvidas das mulheres é o tema de hoje aqui no www.dicasdebeleza.eco.br. Você que nos acompanha vai saber:

  • Como calcular o período fértil
  • Entender o ciclo menstrual
  • Os sintomas
  • Que existem calculadoras e aplicativos para auxiliarem nos cálculos.

De 10 a 14 dias após o início da menstruação, acontece o chamado período fértil da mulher, este é também conhecido como o período da ovulação e é o momento em que a mulher está propícia a engravidar durante a relação sexual desprotegida.

Calcular período fértil, contudo é viável para que se possa evitar uma gravidez indesejada, ou mesmo para que se possa planejar a chegada de um filho. Identificar o período, nem sempre é difícil, a contar pela data do início da menstruação, a mulher passa a ter alguns sinais que são característicos de seu período de fertilidade, o aumento da libido e da secreção vaginal por exemplo.

O período fértil é antes ou depois da menstruação?

Vamos lá! O Período fértil acontece após a menstruação. Isso acontece de  10 a 14 dias após o início do ciclo menstrual. O cálculo com a Tabelinha ajuda a calcular o dia correto, e o período fértil em sim tem a duração de aproximadamente 6 dias. Fique atenta, se não pretende engravidar! Esse é o principal momento para que isso aconteça!

Engravidar fora do período fértil é possível?

Sim é resposta para essa pergunta. Considerando que chances maiores ocorrem durante o período fértil, não podemos descartar a possibilidade de ocorrer a gravidez fora desse tempo Alguns fatores, justificam essa possibilidade:

  • período-de-fertilidadeAdrenalina excessiva na mulher, durante o ato sexual;
  • Efeito colateral de algum tipo de medicamento, por exemplo os
  • Secura vaginal ou falta de lubrificação natural (isso acontece porque a secreção vaginal, possui uma acidez maior, que possibilita menos tempo de vida ao espermatozoide. Na falta de lubrificação, o mesmo consegue sobreviver por mais tempo.

No geral, o Período fértil feminino, não pode ser desregulado, o que pode ser desregular, é a menstruação. Isso acontece devido as interferências emocionais pelas quais uma mulher pode passar. Essas alterações podem atrasar ou adiantar a chagada da menstruação, que demora em torno de 28 dias para completar o seu ciclo. Então fique sempre antenada aos sinais, caso não os tenha, ou seu ciclo menstrual seja muito desregular, é bom que mantenha um acompanhamento junto ao seu ginecologista.

Conheça agora os Sintomas do Período Fértil

Conhecer o período fértil, se torna mais difícil quando o ciclo menstrual é desregular, mas esse período apresenta alguns sintomas que podem te ajudar nessa identificação. Conheça-os:

  • sintomas-periodo-fertilAumento da libido
  • Alterações de humor (também conhecidos como sinais da TPM)
  • Aumento da temperatura do corpo, suor e calor
  • Aparição de espinhas, devido ao aumento da oleosidade do corpo
  • Leve dor ou incomodo no ventre
  • Aumento da secreção vaginal (nesse período essa secreção se assemelha a clara de ovo crua)
  • Em alguns casos, fadiga.

Detalhes de como funciona o período de fertilidade da mulher

Diferentemente dos homens, as mulheres não são férteis a todo momento. Os homens possuem a capacidade de produzir espermatozoides a qualquer momento, enquanto a quantidade de óvulos da mulher estão limitados a uma média de 450 mil desde o seu nascimento. Isso equivale a uma média de 37 anos menstruando, e podendo engravidar.

Menor do que pensamos, é o período em que uma mulher pode engravidar, em apenas 24 horas que podem ou não se estenderem até sete dias. Considerando que o período fértil e a ovulação acontecem juntos. Nesse período, o óvulo fica preparado à espera de um espermatozoide que pode fecundar. Não acontecendo a fecundação, essa preparação se descama, e se solta do útero, consequentemente formando a menstruação. Ao menstruar, o corpo da mulher recomeça o novo ciclo.

Entenda melhor como acontece a ovulação, assistindo o vídeo a seguir:

Passo a passo da regeneração dos óvulos. Entenda melhor como isso acontece:

  • fecundaçãoApós o período menstrual da mulher, o seu corpo passará por uma nova etapa de produção dos hormônios responsáveis por amadurecerem os óvulos, isto é, o estrogênio é produzido.
  • De acordo com o que os óvulos vão amadurecendo, o endométrio (parede uterina) começa a ser preparada para recepcionar a fecundação, caso ela ocorra.
  • 14 dias antes de menstruar, a mulher pode estará em seu período de ovulação, ou seja, os óvulos já estarão maduros, devido à liberação do hormônio LH.
  • A receptividade neste momento está em seu melhor momento, os óvulos são lançados às trompas, é liberada a progesterona, e as vitaminas estão em seu melhor estado também.
  • Não havendo a fecundação, o óvulo, degenera, desfazendo a parede preparada e se transformando na menstruação. A partir de então, um novo ciclo se inicia.

Como calcular o período fértil

Durante a vida fértil da mulher, ou seja, enquanto ela menstruar, todos os meses ela passará pelo chamado período fértil, porém como se sabe, calcular é sempre uma questão de muitas dúvidas para elas. Pensando nesta dificuldade, a partir de agora você entender como fazer para calcular sozinha este período. Vamos la!

como-calcula-o-período-fértilTendo em mãos um calendário, conte 10 dias a partir do primeiro dia de sua última menstruação. Some mais 6 ou 7 dias que também fazem parte do seu período.

Para quem deseja engravidar, esse é o momento de tentar, com mais chances de dar certo, já quem não planeja, deve redobrar os cuidados nesta mesma época. Os sintomas desse período são sutis, e não causam tamanho desconforto.

métodos-contraceptivosAs gestações indesejadas podem ser também evitadas através de métodos contraceptivos como pílulas e a camisinha, lembrando que o uso da camisinha, é também viável na prevenção à doenças sexualmente transmissíveis.

Durante a menstruação, as chances de engravidar são mínimas, mas não devem ser descartadas, uma vez que se a relação ocorre no último dia, e o espermatozoide sobreviva no organismo por 7 dias, há uma chance de ele fecundar, ainda que a chance seja muito pequena.

Novidade!!! Calculadoras e aplicativos…

aplicativo-para-calcula-periodo-fertilAtravés da tabelinha e mesmo pelos métodos anticoncepcionais podemos calcular nosso período fértil, mas em tempos modernos, já existem aplicativos que auxiliam nesses cálculos, tornando-o mais simples e prático.

São vários  os sites  que disponibilizam essa ferramenta para que a mulher preencha e saiba com precisão o dia certo para arriscar ou não a gravidez. A mulher moderna tem acesso a aplicativos que podem ser baixados em seu celular, que são exclusivamente voltados para os ciclos da mulher. Eles notificam, calculam e são também utilizados para identificar o período da TPM.

É importante lembrar que quaisquer aplicativos utilizados, devem ser preenchidos de maneira correta e verídica. Todo o resultado apresentado, será baseado nas informações preenchidas no APP.

Quer engravidar? Use o período fértil para isso!

engravidar-no período-fértilÉ comum que haja frustrações nas tentativas em vão para engravidar, contudo sabendo calcular corretamente o período fértil, essas tentativas podem alcançar o sucesso desejado. 10 dias após menstruar, a mulher estará iniciando o período de fertilidade, durante mais 6 dias, as chances são muito maiores de ocorrer a fecundação. O casal deve aproveitar esse momento para iniciarem as relações. Caso elas não ocorram, a menstruação descerá e o ciclo iniciará novamente.

É importante que as emoções sejam controladas para que o resultado seja o esperado. Nada de ansiedade e desespero. Também é importante fazer um acompanhamento médico, logo após decidir gerar um filho. Mulheres que tomam anticoncepcionais por exemplo, precisam para a ingestão da pílula um tempo antes, portanto informe ao seu médico a decisão de ter um filho.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.