Beleza Dicas de Beleza

Quantos dentes temos na boca?

quantos-dentes-temos

Quantos dentes temos na boca? Você certamente já se fez esta pergunta em algum momento. Certo? A verdade é que a pesar de haver uma quantidade determinada como certa, existem algumas variações como por exemplo, a idade e os dentes sisos.

Na idade adulta e incluindo a existência dos quatro dentes sisos, temos 32 dentes no total. Lembrando que em maior parte dos casos, os sisos são extraídos e um pequeno número de pessoas não os têm. Neste caso, 28 dentes completa uma boca adulta. Em crianças esse número é menor. Elas possuem 20 dentes, divididos igualmente nas partes superior e inferior. Os molares desenvolverão apenas na fase adulta.

Num ciclo normal, as crianças começam a trocar os dentes a partir dos 6 anos de idade. Desta fase até o início da puberdade, se inicia o processo de uma boca incompleta. Os dentes de leite são substituídos pelos dentes definitivos, sendo os sisos os últimos a nascerem por volta dos 17 anos de idade, podendo isso acontecer mais tarde também.

Dentição Infantil

dentição-infantilO processo normal da dentição infantil se inicia por volta dos seis meses de idade, podendo alguns bebês inicirem antes o crescimento dos dentes. Neste período nascem os dentes de leite, tecnicamente conhecidos como dentes decíduos. Segundo especialistas, o termo dentes decíduos, se dá devido ao fato destes dentes caírem como as folhas decíduas do outono. Os dentes de leite são também conhecisos como dentição primária.

Quantos dentes de leite temos na boca? no total, quando crianças, temos 20 dentes de leite na boca. Eles são distribuidos uniformemente na boca, sendo 10 na parte superior e 10 na parte inferior. A função dos dentes de leite além da mastigação é demarcar o espaço da boca, onde nascerão os dentes definitivos.

Agora que você ja sabe quantos dentes tem na boca de uma criança, devemos lembrar que ainda que sejam provisórios, os dentes de leite devem ser cuidados e higienizados da mesma maneira que os dentes permanentes. Bons háhitos de higienização é tão importante quanto manter uma alimentação balanceada. A partir dos seis anos de idade, já seinicia a troca dos dentes primários pelos dentes definitivos, podendo algumas crianças iniciarem um pouco antes ou um pouco depois.

Os Dentes Definitivos

dentição-adultaO total de dentes na boca de uma pessoa adulta pode ser 32 dentes, mas é válido lembrar que algumas pucas pessoas não têm o dente siso, o que em alguns casos pode ser vantagem. É possível saber quantos dentes a gente tem na boca logo ao chegar a adolescência. Nesta fase também já é possível perceber a presença dos sisos e a necessidade de extração dos mesmos. Muitas vezes não há espaço suficiente na boca para suportar a presença deles. Outra questão é que as vezes oos dentes sisos nascem em posições desfavoráveis, o que provoca dor e movimentação dos demais dentes. Então, Quantos dentes temos na boca humana? A resposta correta é 20 dentes tem a boca de uma criança, enquanto um adulto pode variar entre 28 e 32 dentes, considerando a variação de 4 dentes que são sisos que podem ou não serem extraídos.

Porque extraímos os dentes sisos?

Esta não é uma regra! Mas muitas pessoas os extraem, devido aos transtornos e desconfortos. O terceiro molar algumas vezes não se faz necessário, outras vezes, o próprio dentista recomenda a retirada, devido ao espaço interno da boca não necessita-lo.

Quais são os dentes de nossa boca?

dentes-da-bocaPara uma dentição correta e mordida adequada, devemos ter os seguintes dentes:

  • 8 dentes incisivos, que são os responsáveis por cortar os alimentos. Eles se localizam na parte superior e frontal.
  • 4 caninos que rasgam os alimentos. Distribuídos dois na parte superior e dois na parte inferior, eles se caracterizam por terem uma ponta, e serem um pouco mais arredondados que os incisivos.
  • 8 pré-molares possuem duas pontas e são responsáveis por esmagar os alimentos.
  • 12 molares que servem para triturar os alimentos e possuem várias pontas para tal finalidade.

dentes-sisoVocê já quantos dentes o ser humano tem na boca, mas devemos frisar a importância de uma boa higienização dos dentes que nos garantem melhor mastigação, evitando vários problemas de saúde. Fazer limpezas frequentes e consultar um dentista a cada 6 meses pelo menos. Você ainda deve se lembrar, que além dos dentes, língua e gengivas também devem ser higienizadas diariamente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.