Sintomas

Saiba tudo sobre menopausa – Sintomas e Tratamentos

MenopausaA Menopausa significa na vida da mulher, o fim do ciclo menstrual, isso porque ela nada mais é que o período após a última menstruação. Esse, aliás é o primeiro sintoma da menopausa, que reflete na irregularidade do ciclo, podendo apresentar demais sintomas, característicos de climatério.

Os Sintomas da menopausa não se resumem apenas em fortes ondas de calor, mas também em dores de cabeça, secura vaginal, perda da libido e consequentemente, mudanças de humor.

A idade média em que a mulher passa por essa etapa de sua vida varia entre os 45 e 55 anos de vida, quando o ciclo menstrual, assim como a ovulação, passa a não ter a mesma sequência de antes. Esse processo vai resultar em alterações hormonais, uma vez que os hormônios estrogênio e progesterona não são mais produzidos.

O climatério, pelo qual passa a mulher durante a transição de vida fértil para infértil, faz com que a mulher passe por um período um pouco complicado, porque é preciso toda uma nova adaptação do organismo. Isso explica os desconfortos pelo qual ela passa durante esse período. O climatério é também conhecido como pré-menopausa

Conheça a partir de agora, os principais sintomas da Menopausa!

  • falta-de-libidoAusência da menstruação
  • Insônia
  • Secura vaginal
  • Perda da libido
  • Alterações de humor
  • Dificuldade concentração
  • Queda de cabelos
  • Má distribuição da gordura corporal
  • Aumento de peso
  • Ondas de calor intenso
  • Ansiedade
  • Suor durante a noite
  • Enfraquecimento dos ossos (osteoporose)
  • Depressão
  • Doenças cardíacas

Como você pode perceber, são inúmeros os sintomas que podem afetam física e psicologicamente a mulher. É, portanto, recomendado, que ao notar os primeiros sinais, a mulher busque acompanhamento de especialistas como o próprio ginecologista, um cardiologista e se for o caso, um psicólogo também. Vale lembrar que os sintomas da menopausa, podem varia de pessoa para pessoa, podendo em alguns casos, serem brando e quase imperceptíveis.

Importante: Após o fim da menstruação, ou seja, após o início da vida não reprodutiva, não significa que as consultas ao ginecologista também acabam. Ao contrário disso, deve continuar normalmente as consultas.

Como saber se entrei na menopausa?

sintomas-da-menopausaConsiderando que não há uma data e nem uma idade específica para iniciar o período da menopausa, é comum que a partir de um certo momento, a mulher se sinta na dúvida ao sentir algum sintoma. Neste caso, consultando regularmente o médico, fica mais fácil chegar a conclusão do que está acontecendo em seu corpo. Deve-se considerar que a idade da primeira menstruação, influencia no fim da mesma, considerando que quanto antes, a menina menstruar, mais cedo poderá deixar de fazê-lo, isso porque os óvulos vão ficando mais escassos com o passar dos anos.

Se você está na dúvida, observe primeiramente o ciclo menstrual desregular, ou mesmo a ausência da menstruação e informe ao seu médico.

Considerando que as pílulas anticoncepcionais influenciam na ovulação e no ciclo menstrual, a mulher que se submete a esse tratamento, pode demorar mais a entrar na menopausa. As pílulas são responsáveis por equilibrar os hormônios de forma artificial.

Menopausa antes do tempo?

menopausa-precoceMenos comum, mas possível de acontecer, a menopausa precoce acontece até os 40 anos de idade. Isso pode acontecer por diversas causas, contudo o normal é que isso aconteça apenas após os 44 anos.

Em caso contrário, após os 50 anos menstruando normalmente, significa que ainda existem óvulos em seu corpo, isso deve ser visto de perto pelo seu médico que providenciará o melhor tratamento, uma vez que os hormônios não estão fazendo as alterações adequadas para essa idade.

O climatério ou pré menopausa, como também é conhecido, se inicia após as primeiras falhas na menstruação, que estão previstas para começarem a partir dos 44 anos de idade, podendo variar de mulher para mulher. Após essas falhas, os demais sintomas, podem começar a ocorrerem.

Essas falhas, pode durar de 2 a 5 anos, até que não mais haja a menstruação definitivamente. A partir de então, a mulher não mais poderá gerar filhos e deverá se acostumar com a sua nova etapa de vida.

Como aliviar os sintomas – Tratamento

reposição-hormonalEm grande parte dos casos, o tratamento utilizado para aliviar os sintomas da menopausa, é o processo de reposição hormonal. O objetivo, neste caso, é repor os hormônios progesterona e estrogênio, que não mais são produzidos naturalmente. Essa reposição ajudará a amenizar os sintomas, tornando melhor a qualidade de vida da mulher.

A reposição hormonal pode ser feita através da ingestão de comprimidos, através de géis ou mesmo adesivos, sendo os comprimidos o meio mais utilizado. O médico recomendará aquele que for o melhor indicado para casa caso.

Assim como os anticoncepcionais comuns, o uso dos medicamentos de reposição de hormônio, devem ser consumidos diariamente, nos horários e quantidades corretas e prescritas.

Para sintomas mais específicos como a secura vaginal, são utilizados cremes e géis apropriados. Eles facilitarão a lubrificação e tornará a relação sexual mais confortável para a mulher.

Tratamento Natural

Sabemos que o tratamento mais utilizado para aliviar os sintomas da menopausa, é a terapia de reposição hormonal, porém sabemos também que os efeitos colaterais desse tratamento são muitos. Por esse motivo existem muitos casos de mulheres que optam pelos tratamentos naturais.

Tratamentos utilizados por nossos antepassados, vêm fazendo parte da vida da mulher até os dias de hoje. Um exemplo de tratamento natural, é o uso do chá de amora, que proporciona alívio, ainda que sabemos que não há como escapar dessa fase da vida.

A qualidade de vida nesse período deve ser colocada em primeiro lugar, e através de uma alimentação saudável a mulher pode conseguir isso. Dieta de qualidade e uma rotina de exercícios físicos regulares, colaboram muito para que o nível da qualidade de vida seja melhor, proporcionando bem-estar. Quanto melhor for a sua alimentação, menores serão os impactos dos sintomas causados pela menopausa.

Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas:

  • alimentação-correta-no-climatérioOvos
  • Semente de girassol
  • Sementes de abóbora
  • Brócolis
  • Castanhas
  • Couve-flor
  • Grãos (linhaça, gergelim, aveia, arroz integral)
  • Soja
  • Tomate
  • Repolho
  • Ômega 3

 

Outros alimentos como verduras de cor verde escuro e alguns chás também podem ser inclusos no cardápio que deve conter proteínas e deve ser bem variado. Para as muito ansiosas, um chocolate amargo também é permitido, sem excesso.

atividades-levesA alimentação correta vai contribuir com a prevenção da osteoporose, portanto consumir o leite e seus derivados será muito importante. Manter os níveis de vitamina é também importante para garantir a boa imunidade do corpo. Seja vitamina A, C, D K ou quaisquer outras…elas sempre estarão em alta se a sua alimentação estiver correta.

Atividade física nesse período da vida da mulher, é extremamente importante. Eles previnem ou tratam os sintomas da menopausa, de forma natural. Basta fazer diariamente atividades moderadas e leves. Não precisa exagerar, o que não pode é deixar de fazer.

Uma vez iniciadas as atividades, você perceberá o quanto elas te fazem bem. Seja a nível pessoal ou social, os exercícios ajudarão a aliviar a sensação de tristeza que é comum nas mulheres em menopausa, também por questão da facilidade do ganho de peso durante esse período.

Pós-Menopausa

melhor-idadePor fim se encerra o ciclo de espera da menstruação, que desce uma vez sim outra não, intercalando em espaços cada vez mais amplos. Ao chegar no estágio de não mais ter a menstruação definitivamente, você terá passado pelo climatério e já está no período pós- menopausa. A fase de transição, essa que te deixa com excesso de calor e os vários outros sintomas, chega ao fim para sua tranquilidade.

Os sintomas para algumas findam neste momento, o que não significa que isso seja uma regra. Em algumas mulheres esses sintomas podem permanecerem para o resto da vida, sendo necessário o controle e acompanhamento.

O período pós-menopausa, acontece por volta dos 60 anos, podendo variar de acordo com o início do climatério. Chegando nesse período, é a hora de você começar a desfrutar da melhor idade com qualidade de vida e muita saúde!

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.