Sintomas

Sangramento na gravidez – Tire suas dúvidas

sangramento-na-gravidezO sonho de ser mãe mexe com a vida de toda mulher, mais ainda que não seja o primeiro filho, cada gravidez vem acompanhada de uma série de dúvidas durante os 9 meses de gestação. São as mudanças de corpo, o que pode ou não comer nesse período, entre outras dúvidas.

O sangramento logo no início da gravidez acontece, e esse é um dos motivos pelos quais a mulher mais se assusta e busca por ajuda. Devido a isso a matéria de hoje, abriu um espaço para falar sobre o sangramento na gravidez, exclusivamente para você tirar todas as suas dúvidas.

O que pode ser?

Logo no princípio da gravidez, se você notar um pequeno sangramento, não entre em desespero, mas é claro que você deve informar ao seu médico. Porque manter a calma? Porque no início da gravidez, o corpo da mulher está se adequando as mudanças e preparando o espaço para acolher o feto. Nesse período, pode ocorrer o rompimento de pequeno vaso sanguíneo, que origina o sangramento.

Sangramento-durante-a-gravidez

Algumas mulheres passam por esse sangramento antes mesmo de descobrirem a gravidez. Elas confundem com a menstruação, e só vai notar que está grávida, depois que desenvolver novos sintomas, ou quando descobrir o atraso menstrual no mês seguinte.

Um outro motivo que pode levar ao sangramento durante a gravidez, é a movimentação do saco gestacional que causa um sangramento mais específico, numa coloração escura e fluxo mais intenso. Nesse caso, é preciso cuidado e repouso. Embora comum esse tipo de sangramento, deve a mulher estar atenta ao fluxo, que muito intenso pode também significar o início de um aborto espontâneo.

No início da gestação os sangramentos são comuns, mas com o passar dos meses eles se tendem a diminuirem. Isso significa que em casos de sangramentos sem motivos aparentes, você deve procurar o seu médico.

Fatores que levam ao sangramento durante a gravidez

Os sangramentos podem aparecer:

hora-de-nascer-o-bebê

  • Após uma relação sexual
  • Após atividade ou esforço físico
  • Devido ao rompimento de vasos sanguíneos
  • Devido a movimentação do saco gestacional (no início da gravidez)
  • Enquanto o embrião se adentra ao útero
  • Quando há deslocamento da placenta (isso já mais no final da gravidez)
  • Por fim, como sinal de que está na hora de nascer o bebê.

No período final da gravidez (podemos dizer que a partir do oitavo mês), a mulher deve ficar atenta a quaisquer sinais de anormalidades e sangramentos, caso aconteça um sangramento, e esse for resultante do deslocamento da placenta, pode ser necessária a realização do parto. Contate o seu médico imediatamente.

Que cuidados tomar?

Embora sejam comuns os sangramentos no princípio da gravidez, nunca deixe de informar ao seu médico, ele avaliará se este acontecimento está dentro dos padrões normais, ou se existe algo que coloque em risco a gestação.

Durante toda a gravidez, a atenção deve ser redobrada tanto com referencia as mudanças corporais, como aos sangramentos que podem vir a acontecer. No geral os sangramentos na gravidez, acontecem na coloração mais escura (quase marrom), lembrando a borra de café. Se você perceber o sangramento em cor viva e intensa, não pense duas vezes para buscar ajuda médica.atividades-leves-para-gestantes

Durante a gravidez, a mulher deve evitar exercícios pesados, grandes esforços e tomar cuidados como:

  • Não fazer o uso de bebidas alcoólicas
  • Não fumar
  • Alimentar-se corretamente e nos horários
  • Tomar bastante líquidos
  • Praticar atividades físicas leves
  • Fazer o pré-natal corretamente

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.