Doenças

Sinusite – Tudo sobre!

A sinusite é uma doença causada por infecções bacterianas, causando inflamações nos seios da face, que se refletem nos olhos e sobretudo, no nariz. Fatores como ácaro e mofo, podem ser causas dessa doença que também resulta de gripes e rinites alérgicas.

Estando com sinusite, você irá sentir o desconforto da obstrução nasal, devido ao excesso de secreção. Parecido aos sintomas de gripes e resfriados, você pode ter problemas como rouquidão e dores de cabeça.

causas-da-sinusitePara você entender como é originada a sinusite, se acontece como resultado de gripes, basta você imaginar que havendo a obstrução nasal, você sente dificuldades em liberar o ar, com isso, as bactérias que você inalou, não são liberadas e ficam retidas e se reproduzem causando as inflamações. Nos casos de situações alérgicas, a doença é provocada, porque o agente se encarrega de sobrecarregar as células do sistema imunológico, tornando o seu corpo, menos protegido, possibilitando a entrada de vírus e infecções bacterianas.

Nas épocas de tempo mais frios e secos, os problemas respiratórios são mais comuns, o que facilita você sofrer com a sinusite, considerando que pessoas que sofrem de rinite, desvio septo e asma, têm uma tendência maior a desenvolverem a sinusite.

Sintomas da Sinusite

Conheça a partir de agora, os principais sintomas da sinusite:

  • sintomas-da-sinusiteDor de cabeça ou em regiões do rosto
  • Congestionamento e secreção nasal
  • Dificuldade para respirar e sentir cheiros
  • Dor de ouvido em alguns casos
  • Dor de garganta
  • Falta de apetite
  • Tosse com pigarros
  • Paladar inibido
  • Dor nas costas
  • Incômodos para dormir, devido à dificuldade respiratória.

soro-fisiológico

O sintoma de sinusite atacada mais comum é a congestão nasal, seguida de fortes dores de cabeça, que comumente acontecem ao redor dos olhos. Esse é um tipo de dor muito intensa e que gera total desconforto por causa da sensação de pontadas e ardência a qual ele te submete.

O tipo ativo da sinusite é aquele que dura no máximo doze semanas, e que costuma ser tratado em casa mesmo, fazendo o uso de remédios caseiros para sinusite como inalações e alguns tipos de chás. Para que o resultado seja mais rápido, você poderá buscar ajuda médica, onde são prescritos medicamentos para acelerar a diminuição dos sintomas.

Para ser considerada sinusite crônica, os sintomas devem ultrapassar as 12 semanas e é feito o uso de anti-inflamatórios e antibióticos para o tratamento. Essas medicações, são exclusivamente, indicadas por um médico

Causas

A baixa imunidade do corpo, falta de determinadas vitaminas e o contato com agentes como mofo, excesso de poeira, são algumas das causas da sinusite. Confira e fique por dentro das causas:

gripes-e-resfriados

  • Problemas respiratórios no geral: Pessoas que têm rinite, asma e qualquer outra doença que interfira no funcionamento do sistema respiratório, tê maior chance de sofrerem de sinusite, isso por que ao dificultar a saída do ar, as bactérias inaladas ao inspirar, se multiplicam causando as demais inflamações no seio da face.
  • Reações alérgicas: Pelos de animais, pólen, mofo poeira, ácaros e fumaça, entre outros podem desencadear a sinusite alérgica.
  • Sistema imunológico enfraquecido: O sistema imunológico, é responsável por fazer com que o nosso corpo forme naturalmente uma barreira de defesa, impossibilitando a entrada de vírus e bactérias que são ameaças.
  • Gripes e resfriados: ao gripar, o corpo já está dando sinais de baixa imunológica, atrás da gripe pode surgir a sinusite.
  • Outras doenças imunológicas: AIDS, fibrose e refluxo estomacal são complicações que podem ser favorecer o aparecimento da sinusite.
  • Mudança de altitude: A permanência em lugares de altitude diferente da habitual, que normalmente acontecem durante viagens, o acesso a temperaturas menores em voos também são justificativas plausíveis para em poucos dias, você comece a perceber os sintomas.
  • Problemas bucais: inflamações na gengiva, bruxismo e outras infecções que tendem a contecer na boca, também podem desencadear o surgimento da sinusite. Inclusive, problemas no maxilar, que está diretamente relacionado ao seio da face.

Diagnóstico da doença

o-que-é-sinusiteAntes de tratar, é preciso diagnosticar e pricipalmente descobrir a causa da sinusite que te ataca. Isso deve ser feito com acompanhamento médico. Uma série de exames poderão confirmar a presença das inflamações, para só assim iniciar o tratamento.

Os sintomas de sinusite, no geral são muito parecidos aos sintomas de uma gripe comum ou resfriados. Isso pode dificultar a descoberta, porque somente pelos sintomas é difícil afirmar se é ou não sinusite.

A importancia da consulta médica é, para que alem do tratamento que ele mesmo vai te prescrever, ele vai confirmar a doença através de exames de imagens: ressonâncias ou radiografias, de acordo com o resultado ele mesmo se responsabilizará de indicar os medicamentos para o seu tratamento.

Vamos tratar a sinusite?

inalaçõesCuidados caseiros para tratar a sinusite, são muito bem-vindos e recomendados para quem quem deseja se ver livre dos desconfortáveis sintomas. No caso de sinusite aguda, o tratamento é bem mais tranquilo e pode ser feito através de inalações para limpar as vias respiratórias. Nas inalações com água fervente, sal, soro fisiológico, camomila ou eucalipto. Esse é um tratamento para alívio imediato da congestão nasal.

Ainda para o caso agudo, você pode fazer o uso de anti-inflamatórios comuns como o ibuprofeno, e ainda fazer o uso de analgésicos para alívio das dores de cabeça, contudo, faça o uso desses medicamentos, somente com a autorização médica.

Tratar o caso crônico da sinusite, exige um pouco mais de atenção, pois os sintomas são mais acentuados e intensos, cabendo o uso de antibióticos para sanar completamente, evitando que a inflamação se espalhe. Medicamentos corticoides nasais ou orais podem ser indicados para prevenir e tratar a doença.

Se a causa da sinusite, for fatores alérgicos, o paciente deve evitar o contato com essa causa, seja ela mofo, poeira ou outras.

Os remédios mais utilizados para tratar a sinusite são:

  • tratamento-para-sinusiteAmoxicilina
  • Triamcinoloma
  • Mometasona
  • Beclometasona

Esses medicamentos devem ser tomados nos horários e tempo determinado pelo médico, que vai avaliar a sua necessidade.

O tratamento caseiro para sinusite pode ser feito, mesmo se houver o uso de medicações, isso porque o tratamento natural, auxilia na limpeza das vias e proporciona alivio imediato da respiração. Existem aparelhos para fazer a inalação, que são práticos e faciliatam ainda mais, o tratamento em casa.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.