Sintomas

Teste de gravidez caseiro – Funciona? Aprenda como fazer

testes-de-gravidezNão é incomum uma mulher passar por dúvidas sem saber se está grávida ou não. Isso acontece, quando há o atraso da menstruação, depois de haver uma relação sexual desprotegida, ao sentir os sintomas de gravidez (que são parecidos aos da TPM) e tendo passado por um descuido, esquecendo de tomar a pílula anticoncepcional.

Quando isso acontece, é normal que a mulher recorra imediatamente ao teste de gravidez caseiro, uma vez que existem várias dicas de como fazê-lo em casa e saber se é verídica ou não a suspeita de gravidez.

Testes de gravidez de farmácia, é uma boa forma de sanar a dúvida em casa, evitando o que é para muitas, constrangimento. Ao chegar na fase em que a mulher fica se perguntando se está ou não grávida, mil coisas podem passar em sua cabeça, e vários sentimentos podem ocorrer, suas sensibilidades se tornam mais notáveis. Isso explica porque a maioria dos testes de gravidez dão negativo. Por ansiedade, a mulher recorre ao teste, antes mesmo de ter os sintomas, que até então pensa ter, por motivos psicológicos.

Embora não são descartados os exames médicos de sangue e urina, neste texto, você vai conhecer passo a passo de alguns testes de gravidez caseiros, que são bastante utilizados.

Como fazer testes caseiros?

Dos testes de gravidez caseiro, não há dúvidas de que o mais utilizado continua sendo os testes de farmácia, por sua praticidade. Considerando que as técnicas caseiras podem dar certo, é bom lembrar que estes são métodos que as pessoas utilizavam em tempos passados, onde eram menores os recursos e acessos. Costumes que vêm passando de mães para filhas e que sobreviveram até hoje. Esses testes, obviamente possuem um grau de eficácia menor e devem ser confirmados com exames médicos.

As técnicas para os testes em casa, devem ser feitas com bastante cuidado para que não causem possíveis danos à saúde da mulher ou mesmo criar expectativas de algo que não existe

Testes de gravidez de farmácia

Como dito anteriormente, o teste de farmácia, é o teste caseiro de gravidez mais prático e confiável. Esse tipo de teste não causa nenhum dano à saúde, e possuem substancias capazes de identificar alterações da quantidade de hormônio na urina. O preço dos testes de farmácia, podem varia entre R$ 5,00 e R$ 100,00 considerando que os testes de preço mais elevados, são aqueles que podem ser reutilizados (os testes digitais).

teste-de-gravidez-de-farmaciaAs marcas mais procuradas e recomendadas são:

Caneta ou tira:

  • Confirme
  • Clear Blue
  • Max teste

Somente tira:

  • Confira
  • Uni Test Plus

Em média, os testes de farmácia, possuem uma eficácia de 99%, o que esclarece bastante a dúvida. Contudo, os resultados corretos dependem da utilização no momento certo, sem precipitação, ou seja, fazer o teste antes do quarto dia do atraso menstrual, pode interferir no resultado.

Deve a mulher considerar, que ao acontecer a gravidez, os hormônios, demoram um tempo para aparecer nos resultados dos exames. Leia sempre com bastante atenção, a bula do teste, antes submeter ao mesmo.

Compare os resultados do teste de gravidez de farmácia negativo. Nele aparece apenas uma linha destacada. Já teste de farmácia positivo, contém duas destas linhas, bem destacadas. Faça a comparação, observando a imagem abaixo:

teste-de-gravidezNão há necessidade de as duas linhas estarem completamente fortes para que se confirme a gravidez, aliás, é normal se uma ficar mais clara que a outra, contudo, uma das linhas seguramente precisa estar bem forte. Algumas mulheres, fazem mais de um teste, isso para garantir a veracidade do resultado. Caso, você tenha dúvidas depois de fazer os testes em casa, a melhor coisa a se fazer, é procurar um posto de saúde, ou mesmo o seu médico para se submeter a exames de urina e sangue que esclarecerão toda e qualquer dúvida sobre a gravidez.

Teste da fervura da urina

Para fazer esse teste caseiro de gravidez, tudo que você vai precisar é um recipiente de alumínio.

ferver-a-urinaApós coletar a urina, você a colocará no recipiente de alumínio e levará ao fogo, até chegar ao ponto de fervura. Para o resultado deste teste ser considerado positivo, é preciso que se forme uma nata branca fervendo com a mesma consistência do leite. Caso ferva como água normalmente, significa que não há presença de hormônios da gravidez na sua urina, o que significa que o seu resultado foi negativo.

Teste do Cotonete

Este é também um teste simples, onde você precisará apenas de um cotonete limpo para realiza-lo.

teste-com-cotoneteQuando estiver aproximando a data de você ficar menstruada, pegue esse cotonete e introduza profundamente na vagina, passe-o lentamente pelo útero e retire. A cor do algodão poderá ficar rosada, o que significa, que está perto de você ficar menstruada, ou seja, são poucas as chances de gravidez.

Este é um teste que pode ser realizado, mas não tem uma eficácia muito boa, uma vez que é realizado antes mesmo do atraso menstrual, portanto, existem outros testes que você pode e deve fazer com pelo menos quatro dias depois de atrasar. As chances de identificar a gravidez, neste caso é melhor.

Teste do cloro ou água sanitária

teste-com-cloroEste é um teste famoso, experimentado por muitas mulheres. Tendo em casa mesmo o produto, você não precisa de esquentar a mistura, basta misturar em um recipiente limpo, um pouco de urina, com um pouco de cloro ou água sanitária.

Para o resultado ser considerado positivo, significando gravidez, é preciso que a mistura borbulhe ou mude de cor, tornando a cor da urina mais escura.

Não é comprovada a eficácia deste teste, que pode ser perigoso para a saúde da mulher, isso porque ao misturar a urina com o cloro, uma reação química ocorre, liberando gases que são prejudiciais caso inalados, essa reação ocorre com elementos da urina que não estão relacionados aos hormônios da gravidez.

A mesma reação que libera gases, é também responsável por mudar a cor da urina, tornando-a avermelhada. Um exemplo dessa reação, é a mudança de cor dos nossos olhos, quando temos contato com água de piscinas tratadas com cloro.

Teste do vinagre

Vamos lá! Para fazer o teste utilizando o vinagre, que é um ingrediente comum em nossa cozinha, é muito simples:

teste-com-vinagreEm com copo de vidro, coloque a urina e em seguida acrescente uma colher (sopa) de vinagre. Utilize um palito para misturar e aguarde uma possível mudança de cor, que significará a gravidez. Caso a urina, mantenha a sua cor normal, você não está grávida

Deve-se considerar neste teste, que o ácido que existe no vinagre, é fraco para ocorrer reação química em contato com a urina. Não há confirmação de ligação alguma com os hormônios da gravidez, contudo, se você quer mesmo realizar este teste, opte pelos vinagres de cor clara, quase transparentes, considerando que os que contêm cor, podem influenciar na cor da urina, e consequentemente causar expectativas incorretas.

Testes de gravidez caseiro com Coca Cola

Teste-com-coca-colaIsso mesmo! Não diferente dos demais testes caseiros apresentados, o teste com a coca cola também é utilizado. A única exigência para realiza-lo, é que o refrigerante esteja em temperatura ambiente e com gás.

Além da coca cola, você precisa de um recipiente onde será feita a mistura com a urina. Nada mais!

Para você considerar que está gravida, é necessário que a coca cola em contato com a urina, espume como chope, formando bolhas, caso contrário não há chances de haver um bebê a caminho.

Esse não é um teste que deve ser considerado seguro e deixa dúvidas uma vez que o hormônio originado ao haver a fecundação, não apresenta reações parecidas com as citadas.

Teste de gravidez caseiro com pasta de dente

pasta-de-denteRealizar o teste com pasta de dente não é difícil, mas a pasta deve ser branca. Cores influenciam no resultado.

Em um recipiente limpo coloque a urina e um pouco de pasta de dentes. Após dois minutos, veja que reação acontece. Se a pasta de dente se tornar azulada, ou começar a espumar. Sorria! Seu resultado está positivo.

Este é mais um teste que deixa dúvidas, havendo relatos de mulheres gravidas fazerem o mesmo e não obter diferença na cor. Já a espuma, acontece em maior parte dos casos, devido a diferença do pH entre as substancias. Pode também variar a consistência e quantidade de espuma de acordo com a marca de pasta de dente utilizada.

Teste da Agulha

teste-com-agulhaTambém conhecido como teste marroquino, o teste de gravidez com agulha é mais demorado que os demais, e demora longas 8 horas para que você chegue ao resultado final.

Nesse teste você precisará de uma agulha nova (nunca utilizada), um pote com tampa (tipo esses utilizados para coleta de material para exames de sangue e urina) e colher a última urina do dia.

Como fazer? Urine diretamente no pote, coloque a agulha dentro e tampe. Reserve por 8 horas. O resultado desse teste será de acordo com a cor da agulha. Se ela estiver normal, negativo, mas se estiver escura, é sinal de que você é a grávida da vez. Mas…como os demais testes, não dá para confiar na eficácia, considerando que em contato com a acidez da urina por algumas horas, a cor da agulha modifique mesmo, e além do mais, essa coloração pode ficar ainda mais forte, dependendo da concentração da urina.

Quando fazer o teste de gravidez

Considerando que vários assuntos estão relacionados à gravidez, é preciso estar atenta ao ciclo menstrual regular ou não, a TPM e também ao período fértil. Alguns fatores são de extrema relevância para ocasionar o atraso menstrual que deixa a mulher louca, se ela não está planejando ter filhos nesse momento.

Por motivos psicológicos, algumas chegam a desenvolver os sintomas da gravidez. Ansiedade, estresse, fortes emoções e alterações hormonais, são algumas das principais causas de atrasos que podem ser confundidos com a gravidez.

O melhor momento para fazer os testes de gravidez, é após o atraso, a partir do quarto dia de atraso, podendo ser mais eficiente o resultado, após um período maior. Dentre os testes caseiros, o mais eficiente continua sendo o de farmácia, mas não deixe de consultar o seu médico, caso o atraso se estenda por mais dias, ainda que os resultados sejam negativos para uma possível gestação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.