Dor de

Tratamento para dor de cabeça

tratamento-preventivo-para-dor-de-cabeçaAlguns especialistas explicam que para o tratamento da dor de cabeça, são utilizados dois métodos básicos que são: o tratamento agudo, que irá alivia a dor, e o tratamento preventivo para evitar o surgimento da cefaleia. Ambos podem envolver remédios (medicamentoso/Farmacológico) ou não (medicamentoso/Farmacológico).

Alguns medicamentos são os mais comuns para tal finalidade, mas é bom estar ciente que o uso de qualquer medicamento deve ser feito sob orientação médica. Os analgédicos são os mais utilizados, e podemos afirmar que são poucas pessoas que não têm em casa um Remédio para dor de cabeça. Os medicamentos mais utilizados para dor de cabeça normal são:

  • Dorfelx
  • Naldecon
  • Novalgina
  • Paracetamol
  • Advil
  • Tylenol
  • Aspirina
  • entre outros

Quando se trata de Remédio para dor de cabeça por enxaqueca, os nomes mais citados são:

  • Cefalium
  • Migraliv
  • Naramig

É válido lembrar, que estes são medicamentos para melhorar momentaneamente a dor de cabeça e não para o tratamento. As causas da dor de cabeça devem ser investigadas, principalmente se você sente com frequencia. 

A Exaqueca é também um problema que deve ser acompanhado por um médico, que indicará o melhor remédio e o que fazer em dias de crises.

Seja qual for o medicamento para a dor de cabeça que você toma, o uso excessivo pode trazer danos à sua saúde, podendo em algum momento já não fazer mais efeito. O estômago e o fígado são os órgãos mais afetados pelo excesso de quaisquer medicamentos.

Remédios caseiros para dor de cabeça 

Uma opção para tratar a dor é optar pelo remédio caseiro para dor de cabeça. Isso mesmo, existe não não apenas uma mas várias alternativas para você tratar a dor de forma natural e muito mais saudável. Conheça a partir de agora, algumas destas opções:

  • compressa fria – A compressa fria por um tempo médio de 10 minutos, diminui os vasos sanguíneos e assim também a dor de cabeça. Você deve aplicar na nuca ou na testa e esperar.
  • Água morna com sal grosso – Algumas pessoas utilizam e garantem alívio quase imediato da dor, ao colocarem os pés em uma bacia com água morna e sal grosso, durante um tempo aproximado de 15 minutos e claro, você deve relaxar.
  • Laranja com extrato de Própolis – O suco da laranja com sementes e 5 gotinhas de própolis, vão agir como antioxidantes naturais para tratar e prevenir a dor de cabeça. 

O bom destes remédios naturais é que se você busca Remédio para dor de cabeça para grávida, eles não têm contraindicações e podem ser tomados por elas sem nenhum problema.

Causas de dor de Cabeça

dor-de-cabeça-na-gravidezA dor de cabeça pode ter várias causas diferentes. Por alterações hormonais, que é o caso da dor de cabeça no período menstrual, pode ser por cansaço, estresse, ressaca, má qualidade do sono e até por problemas digestivos. 

Você já comeu algo e pouco tempo depois sentiu uma dor de cabeça, mais tarde acompanhada de Náusea? Esta é a dor de cabeça por problemas digestivos.

Sobre o tipos de tratamento Agudo

analgésico-para-dor

O tratamento agudo tem por objetivo aliviar a dor o mais rápido possível, sem apresentar efeitos colaterais, sendo que a via de administração do remédio deverá ser utilizada na forma sublingual, via retal ou injetável. Mas não existe medicação perfeita! O alivio imediato pode não ocorrer, sendo que efeitos colaterais também podem acontecer, dependendo do organismo de cada pessoa.

Os analgésicos para dor são remédios que não precisam de prescrição médica e  podem ser encontrados até mesmo nos supermercados, lanchonetes e bares. Os analgésicos mais comuns são  o paracetamol (Tylenol) e a Dipirona, encontrado também como Doril e Anador. O preço desses medicamentos de maneira geral é acessível, e eles são comumente usados em caso de dores de cabeça mais leves, apresentando poucos efeitos colaterais. No caso de enxaqueca, esses medicamentos não são tão eficazes.

Os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados para a cefaleia. Exemplo desses são: Diclofenaco, Indometaciso, Naproxeno, Aspirina, sendo uns dos indicados para dor de cabeça o Indometacina, que uma medicação especial, com a finalidade exclusiva de acabar com a dor de cabeça.

Qual remédio grávida pode tomar para dor de cabeça? é comum no período da gestação, a mulher passar por problemas de dor intensa de cabeça, e o remédio indicado neste caso, é o Paracetamol. O paracetamol é considerado um Remédio para dor de cabeça forte, contudo o seu uso, não oferece risco ao bebê, se feito com moderação; A gestação é um período delicado onde não se deve fazer o uso de determinados medicamentos e chás, por isso reforça-se a necessidade de comunicar ao seu médico de confinça que faz o seu acompanhamento pré-Natal.

 Para aliviar a dor de cabeça

 dores-de-cabeçaO Tratamento agudo não medicamentoso, são procedimentos que podem ser usadas para o alivio da dor de cabeça. A aplicação da compressa fria ou gelo na região cervical ou frontal pode ajudar no alivio da dor. Pessoas com muita ansiedade na hora da crise, acabam entrando em desespero, chorando, ou mesmo respirando acelerado. Estes são comportamentos que causam a piora da crise da dor cabeça e seus sintomas. Para tais efeitos, o treinamento de técnicas de relaxamento pode reduzir e até abolir um número considerável de crises, porém é preciso um esforço maior do paciente.

 Sobre o tratamento Preventivo

Os preventivos não farmacológicos são voltados para o nosso dia a dia, ou seja, como nos comportamos perante nosso corpo:

  • hábitos-saudáveisNão ficar por muitas horas sem alimentar,
  • não fumar
  • evitar stress,
  • ter sono regular é indispensável para o controle das crises e até da prevenção da dor cabeça,
  • exercitar-se também ajuda.

Faça um controle em que hora a dor começou, o que comeu durante as 24 horas, qual o tempo que dormiu, quanto tempo durou a sua dor de cabeça, e o que fez para cessar a dor isso poderá ajudar até mesmo quando o médico for descrever os sintomas ao médico.Último recado: Nunca se auto medique, isso pode colocar em risco a sua saúde!

Remédios para dor de cabeça de acordo com a causa

semente-de limão

Melhor Remédio para dor de cabeça é a prevenção. Você deve saber a causa e tratar a dor. Alguns casos são esporáticos como por exemplo:

  • A dor de cabeça causada por ressaca. Este tipo de dor pode ser tratado com um café mais forte e sem açucar logo em jejum. Pode ser que o estômago fique um pouco sensível, mas se você conseguir manter, este será um remédio para este tipo de dor de cabeça.
  • Remedio caseiro sinusite dor de cabeça – A principal coisa a se fazer em caso de sinusite, é desobstruir as vias nasais, eliminando a secreção acumulada, que é característico da doença. A dor na testa e na face podem ser amenizadas com a inalação de vapor de água fervente, de 3 a 4 vezes por dia. manter o ambiente umidificado é também uma forma de prevenir a sinusite e consequentemente a dor de cabeça causada por ela. 
  • Remédio para dor de cabeça de sinusite – Se tratamento de medicamentos, o Paracetamos, a dipirona e o Ibuprofeno são bem recomendados. Além deles, o spray nasal com soro fisiológico para desobstruir as vias aéreas e facilitar a respiração. 
  • Remédio para dor de cabeça infantil – A dor de cabeça em crianças dor-de-cabeça-infantildeve ser analisada pois a criança pode pré dispor de enxaqueca, desde cedo. Excesso de tempo em exposição ao sol, muito tempo frente à TV ou computador, alimentos ricos em cafeína e problemas de visão podem também ser causas de dor de cabeça em crianças. Deve-se observar a frequencia com que ela vem sentindo a dor, para identificar e tratar as causas. Os remedios indicados para a dor de cabeça infantil em alguns casos serão os mesmos administrados por adultos, contudo em dosagens diferentes ou em versão pediátrica. A definição será feita pelo médico.

Remédio natural para dor de cabeça

Alguns chás são muito eficientes para tratar a dor de cabeça e agora eu vou te dar uma receita que promete ser a melhor receita natural, que a receita do chá de sementes de limão. A semente do limão, assim como da laranja  e da tangerina, é rica em antioxidantes naturais, flavonóides e antiinflamatórios com ação rápida, sendo eficazes no tratamento da dor de cabeça. Faça da seguinte maneira:

Selecione 10 sementes de cada uma destas frutas (limão, laranja e tangerina). Coloque em um tabuleiro e leve ao forno até que sequem completamente. Feito isto, bata-as no liquidificador até que se tornem um pó. Guarde em um recipiente de vidro com tampa.

Para prevenir à dor de cabeça, pegue uma colher (chá) do pó e acrescente uma xícara de água fervente. Tampe e deixe esfriar. Tome 30 minutos antes das principais refeições.

Dor de cabeça menstruação remédio caseiro

dor-de-cabeça-menstruaçãoDiminuir a luz e o som ambiente ajudam bastante quando a causa da dor de cabeça é menstrual, alguns medicamentos como Buscopan também resolve, mas existem remédios caseiros que você também pode fazer para aliviar os sintomas das enxaquecas menstruais.

Compressas de alfazema, chás calmantes como o chá de camomila e o chá de semente de girassol são boas opções, mas um dos mais utilizados é o chá de gengibre porque o gengibre possui ação analgésica e antiinflamatória, tornando-se mais eficaz no tratamento.

Para fazer o chá de gengibre você precisa apenas de uma raiz pequena da planta e 1/2 copo de água fervente. Deixe ferver por 10 minutos coe e tome.

Para evitar a dor de cabeça menstrual, recomenda-se o manter uma alimentação rica em ômega3 e antioxidantes, é o caso dos peixes, do maracujá e do gengibre.

dor-de-cabeça-infantil
A dor de cabeça infantil pode ter várias causas, dentre elas o uso excessivo de computadores e celulares.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.