Doenças

Tuberculose! Sintomas, causas e tratamentos da doença

tuberculose-falta-de-arDoença contagiosa, a Tuberculose é uma doença causada por uma infecção bacteriana que atinge os pulmões, assim como pode atingir outros órgãos, não descartando rins e até as meninges. A bactéria causadora desta doença é a “bacilo de kock”.

Emagrecimento repentino sem causa aparente, suor noturno, escarros com presença de sangue e tosse muito forte são alguns sinais que representam a doença, mas que devem ser analisados e diagnosticados com auxílio de um médico para tratar com eficácia, o problema.

Como algumas outras doenças, a tuberculose é uma doença que pode causar sintomas diferentes e que podem ser confundidos com sintomas de outras doenças. Se você quer saber mais sobre essa silenciosa doença, não deixe de ler o artigo até o final. Aqui você vai conhecer as principais causas, os tratamentos e os sintomas da tuberculose. Acompanhe-nos.

Principais sintomas da Tuberculose

Como dito, os sintomas da tuberculose, podem ser confundidos com sintomas de outras doenças como gripes e alergias, o que em grande parte, faz com que o paciente espere muito tempo para procurar o médico, e a doença acaba se agravando. Para que você não se engane, segue abaixo, os principais sintomas, lembrando que nem todas as pessoas desenvolvem estes sintomas:

  • tosse-forte-e-secaCrises persistentes de tosse seca e forte com duração de aproximadamente um mês;
  • Emagrecimento repentino, sem motivo aparente
  • Transpiração excessiva durante a noite
  • Rouquidão sem vestígios de secreções nasais
  • Estado febril com frequência
  • Sensação de cansaço
  • Aumento dos batimentos cardíacos

Em casos mais graves da doença, o paciente pode apresentar:

  • Dificuldades respiratórias
  • Colapso do pulmão
  • Eliminação de sangue no catarro
  • Dores toráxicas (consequentes da formação de pus na membrana que reveste os pulmões)

Estando com os sintomas do estágio grave da tuberculose, deve o paciente procurar o mais rápido possível um médico para iniciar o tratamento, garantindo a cura da doença.

Tratamentos da doença

O tratamento da tuberculose é feito de acordo com o estágio da doença, e conforme os sintomas apresentados, contudo, o paciente diagnosticado deve fazer repouso absoluto em um local fresco, arejado, limpo e confortável.

A indicação de alguns medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios também são prescritas pelo médico. Analgésicos em caso de dor. O tratamento correto para a tuberculose pode chegar a seis meses de duração e deve ser seguido à risca para que o paciente não fique com nenhuma sequela e não desenvolva algum outro tipo de doença.tratamento-tuberculose

Fazer o acompanhamento médico vai ajudar a evitar novas infecções e prevenir complicações. Nos casos mais graves de tuberculose, o paciente deve permanecer internado em um hospital para iniciar o tratamento, sendo liberado apenas quando estiver apto para isso.

Durante o tratamento é essencial cuidar muito bem da alimentação. A ingestão de vitaminas e proteínas é importante para adquirir resistência, fortalecendo o sistema imunológico do corpo. Fazendo isso, o organismo irá criar uma barreira protetora em defesa do organismo, impedido a entrada de novos vírus.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.