Vitaminas

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A VITAMINA K  

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A Vitamina K pertence a um grupo de vitaminas hidrofóbicas e lipofílicas, e se dividem nos formatos K1, K2 e K3, conforme apresentados abaixo:

  • Formato K1: A Vitamina K1 é encontrada nos vegetais, tendo como principais fontes os óleos vegetais e as hortaliças;
  • Formato K2: A Vitamina K2 é produzida pela própria flora intestinal;
  • Formato K3: A Vitamina K3 é fabricada em laboratórios e é bastante utilizada para elaboração de suplementos alimentares.

A Vitamina K é bastante conhecida por ser de extrema importância para o organismo e também ajudar na coagulação sanguínea e saúde dos ossos.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA K?

Estudos comprovam que a Vitamina K proporciona diversos benefícios ao corpo humano, conforme apresentados abaixo:

  • beneficios-da-vitamina-kCoagulação sanguínea: A Vitamina K auxilia para que as proteínas transformem-se nas substancias que promovem uma adequada coagulação sanguínea. Por este motivo, a Vitamina K é considerada essencial no processo da coagulação do sangue, contribuindo o controle de possíveis hemorragias e também para uma melhor cicatrização;
  • Saúde dos Bebês: Por sua capacidade de coagulação sanguínea, a Vitamina K pode contribuir para a saúde dos bebês prematuros. Bebês que nasceram antes do tempo têm maior probabilidade de sofrer uma hemorragia espontânea, e a Vitamina K pode auxiliar na prevenção desse tipo de problema. Mas existe ainda uma lacuna a ser preenchida, uma vez que estudos sobre esse assunto ainda não foram realizados, logo não se pode confirmar se todos os bebês prematuros podem utilizar desse tipo de suplementação;
  • Saúde dos Ossos: Assim como a Vitamina B, a Vitamina K também é essencial para a saúde dos ossos, pois ela tem o papel de auxiliar na fixação do cálcio. Ainda, é importante lembrar que o cálcio é extremamente importante para o organismo, uma vez que possui como responsabilidade a construção e manutenção dos ossos e dos dentes.

Há ainda pesquisas que comprovam que a vitamina também contribui para a saúde dos vasos sanguíneos, que por sua vez, precisam de complacência e elasticidade para comportar a pressão sanguínea e não se romperem. Com essas propriedades, é fácil perceber que a Vitamina K pode ajudar a prevenir doenças como aterosclerose, mais conhecida como doença cardíaca coronária, que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos menores, responsáveis pelo fornecimento de sangue e oxigênio para o coração.

 

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS CAUSADOS EM VIRTUDE DA DEFICIÊNCIA DA VITAMINA K?

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Os casos de deficiência de Vitamina K no organismo são muito raros, pois ela esta presente em diversas fontes de alimentos. Além de ser encontrada nos vegetais, a Vitamina K também é produzida pelo próprio corpo humano.

Embora muito raros, a ausência de Vitamina K causa diversos problemas relacionados à coagulação sanguínea, como a hemorragia e outros problemas relacionados à perda da saúde dos ossos, como a calcificação e má formação da cartilagem. Pode-se também citar os depósitos de sais de cálcio na parede das artérias como outro problema causado pela ausência da Vitamina K no organismo.

Por fim, pessoas que se submeteram à cirurgia bariátrica, ou seja, redução de estomago, têm maior probabilidade e risco de ter deficiência de Vitamina K no corpo. Ainda, pessoas que fazem uso de medicamentos que dificultam a absorção de gordura pelo organismo também possuem risco de terem deficiência de Vitamina K.

 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES DE VITAMINA K?

fontes-de-vitamina-kA Vitamina K, no formato K1, encontra-se presente em diversos alimentos, principalmente nos vegetais, como a alface, agrião, brócolis, cenoura, couve-flor, nabo, rúcula e outros vegetais de coloração verde. Podemos ainda destacar as frutas como outros alimentos ricos em Vitamina K, dentre as quais podemos citar o abacate, amora, ameixa, banana, figo, uva e o limão.

Algumas especiarias também são capazes de prover Vitamina K, tais como o aipo, manjericão, coentro, sálvia, manjerona, orégano, salsa, e o tomilho. Por fim, a Vitamina K também esta presente no azeite de oliva, bem com no fígado bovino, fígado de frango e nos ovos.

 

EXISTE UMA QUANTIDADE RECOMENDADA PARA CONSUMO?

A quantidade ideal para consumo pelos adultos de Vitamina K é de no máximo 25 mg por dia. No caso das mulheres, especialmente as lactantes, o recomendado para consumo é algo em torno de 10 mg por dia e, para as crianças, não existe um valor exato, sendo indicado 01 (um) micrograma por cada quilo de peso.

 

HÁ ALGUM RISCO CASO OCORRA O CONSUMO EM EXCESSO DA VITAMINA K?

 

alimenos-ricos-em-vitaminas-kRaramente o consumo excessivo de Vitamina K acontece em virtude da alimentação, mas pode ocorrer devido ao uso de suplementos sem a correta orientação de um profissional de saúde, seja um médico ou um nutricionista. Logo, é preciso ficar atento, pois o excesso de Vitamina K pode estimular a coagulação sanguínea e provocar o surgimento de uma trombose, ou seja: formação de coágulos sanguíneos nas veias.  Por fim, o excesso de Vitamina K pode interferir nos efeitos dos remédios que são anticoagulantes, ou interagir com outros remédios anticonvulsivos.

Ainda, para que a Vitamina K seja bem aproveitada pelo corpo e contribua para a coagulação sanguínea, cicatrização, saúde óssea, fixação do cálcio e controle de hemorragias, ela deve ser ingerida na quantidade certa. Então lembre-se: a saúde vem em primeiro lugar, portanto consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir suplementos que tenham como base a Vitamina K.

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