Beleza

Você sabe qual é o seu peso ideal? Quer aprender a calcular o Índice de Massa corporal? Aprenda o passo a passo!

qual-é-o-seu-peso-idealOlá galera! Muito se ouve falar sobre o Índice de Massa Corporal (IMC), da necessidade de medir, principalmente quando vamos dar início às atividades físicas não é mesmo? Pois bem, o artigo de hoje vai contar tudo o que você precisa saber para calcular o seu IMC e saber qual é o seu peso ideal.

O Índice de massa corporal é uma medida utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para medir o grau de sobrepeso e obesidade de cada pessoa. Isso significa, que os padrões para cálculo da obesidade no Brasil, é o mesmo cálculo usado em qualquer lugar do mundo, independente de sexo ou idade.

O sobrepeso condiciona o indivíduo a estar propício a desenvolver doenças com mais facilidade, aliás a maioria das doenças estão relacionadas ao excesso de peso. Exemplo:

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Problemas cardíacos
  • Pedras na vesícula
  • Gordura no fígado
  • Problemas de coluna
  • Entre outros mais

Já podemos dizer, que para saber como anda a nossa saúde, a primeira coisa que se deve fazer, é calcular o IMC. A partir dele, já sabemos a tendência de apresentarmos algumas das patologias.

Serve de alerta para todos que, as doenças que são relacionadas ao alto índice de massa corporal, devem ser observadas e tratadas o quanto antes, para não ser causa de danos maiores à sua saúde.

Como fazer o cálculo do IMC

Para fazer corretamente o cálculo do Índice de Massa Corporal, você deve dividir o seu peso atual em KG, por sua altura ao quadrado, em metros. Vamos imaginar:

índice-de-massa-corporal1.Uma pessoa com 80 kg e que mede 1,60 m. Vamos calcular da seguinte forma:

IMC = 80 ÷ 1,60²
IMC = 80 ÷ 2,56
IMC = 31,25 kg/m²

2.Uma pessoa com 70 Kg e que mede 1,50 m, Calculamos:

IMC = 70 ÷ 1,50²
IMC = 70 ÷ 2,25
IMC = 31,11 kg/m²

Após fazer o cálculo, você deve consultar a tabela abaixo, para conferir o seu resultado e se for o caso, ver o grau de obesidade.

Veja a tabela:

tabela-do-IMC

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é considerado o peso ideal, quando o seu resultado está entre 18,5 e 25. Abaixo disso (18,5), pode representar desnutrição e até bulimia. Contudo, acima dos 25 já é considerado sobrepeso e dependendo da proporção, obesidade ou obesidade mórbida.

É confiável o uso do Índice de Massa Corporal?

prevenir-doençasPor se tratar de cálculo muito estudado e utilizado em todo mundo, as probabilidades de não ser confiável é digamos que é quase nula. A variação que pode acontecer, é que o cálculo não diferencia a massa magra (músculos) da massa gorda (gorduras).

Outras variações que podem ocorrer são com base nas diferenças físicas como usar o mesmo cálculo em pessoas jovens e pessoas idosas.

Ainda a não variação entre os tipos físicos, sexo e idade de cada um.

Existem ainda alguns questionamentos quanto à fórmula utilizada para calcular, contudo nada que comprovasse a ineficiência do Cálculo do Índice de Massa Corporal, que até então é usado para fins estéticos, mas sobretudo, com o intuito de prevenir doenças

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.