Dicas de Beleza

Você sofre com caspas? Saiba o que fazer para acabar com elas!

coceiras-na-cabeçaSabe aquela coceirinha chata na cabeça? E aquelas coisinhas brancas que caem sobre a roupa? É realmente muito incomodo, lidar com as caspas e pior mesmo é quando já fizemos de tudo para acabar com elas, mas não conseguimos! Bom, se esse é o problema, você já pode se tranquilizar um pouco porque aqui você vai conhecer ótimas dicas de como eliminar caspas do couro cabeludo, inclusive algumas receitas caseiras para acabar com a caspa de vez.

Antes de mais nada, você sabe o que é a caspa?

grau-das-caspasA caspa é a própria dermatite seborreica, em outras palavras, ela é a inflamação crônica instalada no couro cabeludo, devido ao grande número de glândulas sebáceas, comum em quem tem o couro capilar oleoso. Algumas pessoas desenvolvem naturalmente a caspa devido a um fungo conhecido como malassezia, fungo este, que se alimenta da oleosidade e produz ácidos causadores de irritações que formarão as caspas.

A dermatite capilar se caracteriza por lesões que causam coceiras na cabeça e descamam. O processo de descamação pode ser seco ou molhado, contudo se for molhado, trata-se da seborreia, que podemos dizer que é a caspa em estágio grave e avançado. Dermatite não contagia.

Tratamento para caspa

A maneira como tratar a dermatite seborreica ou a caspa, pode acontecer através do uso de shampoos, condicionadores ou tônicos capilares, assim como poder ser feitas através do uso de medicamentos como o sulfeto de Selênio, corticoides e cetoconazol. Esses tratamentos vão aliviar os sintomas e são produzidos especificamente para o tratamento do couro cabeludo. Não são todas as pessoas que sabem, mas não existe a cura definitiva para a caspa. Ela pode sumir temporariamente, podendo reaparecer algum tempo depois.

O tempo de uso dos medicamentos, vai variar de acordo com a intensidade do problema que pode ter graus diferentes sendo eles: Leve, moderado ou intenso.

cuidados-para-dermatite

  • Grau leve – apresenta pequenos ciscos esbranquiçados bem próximo a raiz dos fios, podendo serem vistas apenas se raspadas com as unhas ou com uma escova.
  • Grau Moderado – pode-se perceber alguns pontos brancos soltos por entre os fios, sem excesso, porém não há necessidade de passar a mão ou escova para vê-los.
  • Grau Intenso – Esse é o maior e mais constrangedor sem dúvidas. Uma vez que a caspa é vista por muitos não como um problema, mas como falta de higiene. Nesse grau, os tamanhos dos elementos brancos, podem variar e ficarem muito mais nítidos, o pior é que cai sobre a roupa.

Curiosidades…

  • Você sabia que a mudança de clima pode agravar os casos de dermatites? Isso mesmo! O tempo frio e seco, é grande colaborador para as caspas.
  • Alimentação com carência de proteínas, é outro fator que resulta em caspas na cabeça
  • O estresse e alterações hormonais, estão na linha de frente, quando o assunto é agravar o quadro da dermatite.

Cuidados diários para quem sofre com a caspa

Para quem sofre com o problema de caspas, estão no dia-a-dia mesmo. Vamos conhecer algumas formas de diminuir o problema:

  1. lavar-bem-os-cabelosLavar bem os cabelos massageando o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea. A higienização contribui para a retirada dos pós e poluidores com os quais convivemos todos os dias. Nos dias de muito calor, é essencial que a limpeza dos cabelos seja feita, porque o excesso de suor não vai colaborar com o fim a dermatite. Ao contrário disso, ele irrita o couro cabeludo, provocando coceira e descamação.
  2. Alimentação saudável é mesmo a base vital do ser humano. A alimentação balanceada garante fios nutridos da raiz às pontas.
  3. Coçar a cabeça jamais! Coçar irrita e provoca lesões que descamarão. Além disso, o uso dos medicamentos e shampoos devem ser suspensos em caso de irritações e feridas.

Tratamento natural para caspa

Algumas pessoas se arriscam nos métodos naturais e garantem que os resultados são satisfatórios. Pelo menos vale a tentativa né. Lembrando que em todos os casos, é sempre bom que faça um acompanhamento. Nos casos mais graves inclusive, o ideal é o acompanhamento de um dermatologista.

Mas vamos lá! Como tirar a caspa com produtos naturais? As Receitas caseiras para acabar com a caspa podem estar dentro da nossa casa. Veja:

  • tratamento-caseiro-de-caspasÓleos essenciais – 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas, misturada a 2 gotas de cada óleo essencial (limão, de cedro e de alecrim). Passe no couro cabeludo, massageando por alguns minutos. Deixe agindo por 1 hora, depois lave normalmente os cabelos.
  • Vinagre de maça – Dilua em uma mesma quantidade de água e pulverize o couro cabeludo. Deixe por 30 minutos e lave conforme costume.
  • Aloe Vera – Também conhecida como babosa, ela expulsa as bactérias e eliminam o excesso de gorduras da cabeça. A babosa estimula a regeneração dos fios devido seu grande poder de nutrição. Passe-o diretamente sobre a cabeça, fazendo movimentos circulares. Após massagear, deixe-o agir nos cabelos por 20 minutos.

Para finalizar, a Dica de Beleza é procurar cuidar e seguir os tratamentos para a caspa, isso evitará que a dermatite seborreica, tome conta do couro cabeludo, e resulte na queda de cabelos. Um abraço!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.